segunda-feira, 9 de abril de 2012

Guimarães 2012: Flautista algarvia Teresa Matias

Teresa Matias e Naoko Kikuchi

A flautista de bisel algarvia Teresa Matias e a kotoista japonesa Naoko Kikuchi vão apresentar dia 23 de abril, na Capital Europeia da Cultura — Guimarães 2012, o concerto «L’histoire d’amour entre…».

O espetáculo, marcado para as 21:30 horas, na Igreja da Colegiada, em Guimarães, e inserido no ciclo «Tempo para criar», opõe dois instrumentos milenares, a flauta de bisel, de tradição ocidental, e o koto, de tradição oriental.

«L’histoire d’amour entre…» tira o seu título de uma encomenda que a dupla fez ao compositor José Luís Ferreira expressamente para a ocasião.

O programa inclui ainda a estreia europeia de «Schema», uma obra da compositora japonesa Keiko Harada, havendo também espaço para se ouvir música antiga europeia e música tradicional japonesa.

Em paralelo com o concerto na Capital Europeia da Cultura, Teresa Matias iniciou um blogue acerca da preparação deste espetáculo, relatando em http://diario-de-um-concerto.tumblr.com todos os passos que fazem parte da criação do projeto.

Teresa Matias, natural de Loulé, e Naoko Kikuchi colaboram juntas desde 2009, explorando as possibilidades sonoras resultante da combinação dos seus instrumentos.
(fonte:
http://www.regiao-sul.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário