segunda-feira, 9 de abril de 2012

1º Anuário do Património Cultural Português lançado na terça-feira



O primeiro Anuário do Património Cultural Português vai ser lançado na terça-feira em Lisboa, na sede da Ordem dos Arquitectos, cujo presidente, João Belo Rodeia, apresentará a obra

Trata-se de uma iniciativa da associação GECoRPA - Grémio do Património e da editora Canto Redondo, cujo objectivo é “promover a qualidade na reabilitação do edificado e a excelência na conservação do Património cultural imóvel, reunindo informação de qualidade sobre estes segmentos de actividade e dando a conhecer as melhores práticas, ideias e projectos”, lê-se no comunicado hoje enviado à Lusa.

O Anuário inclui, sob o título “Boas Práticas de Conservação e Restauro”, vários artigos técnico-científicos sobre intervenções de reabilitação tão emblemáticas como o restauro da Torre da Universidade de Coimbra, do Viaduto Duarte Pacheco, da Custódia de Belém ou da Casa-Museu José Régio, entre outros.

Há ainda uma entrevista ao engenheiro civil Paulo Lourenço, professor catedrático da Universidade do Minho distinguido em 2010 com o Prémio Scalzi (inovação e criação de valor) e uma reportagem sobre o Património Imaterial, intitulada O singular mora entre nós.

Surgida “da necessidade de reforçar o conhecimento e a interacção entre os diferentes intervenientes desta área, já que existe um número elevado de agentes, empresas, profissionais e decisores com actividade”, a primeira edição do Anuário inclui ainda um directório dos agentes do sector.

Aí são “disponibilizadas informações sobre serviços, projectos, fiscalização, consultoria, produtos, equipamentos, centros de investigação e formação”, lê-se no documento.

A sessão de apresentação começa às 19h00 e a encerrá-la, como convidado de honra, estará o director-geral do Património, Elísio Summavielle.
(fonte: http://www.publico.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário