terça-feira, 17 de abril de 2012

Cinema Português - Homenagem ao Brasil

Depois da primeira edição em 2010 com a homenagem a Moçambique e a segunda edição em 2011 com homenagem a Portugal, este ano, tendo como pano de fundo o ano do Brasil em Portugal a homenagem vai para o Brasil!

Nesta edição vamos encontrar duas sessões de competição com 12 longas-metragens e 20 curtas-metragens e a Mostra de Cinema Brasileiro vai estar também presente com as respectivas longas e curtas-metragens.

É ainda de salientar o enfoque atribuído aos “sete filmes provenientes dos países africanos de expressão portuguesa”: “A ilha dos Espíritos de Licínio (Moçambique), “Clara di Sabura” de José Lopes (Guiné Bissau), “Festa de Quintal e The Angolan Home Theatre” de Coreón Dú. Como não poderia deixar de ser vamos também ter oficinas e mesas redondas, actividades paralelas e actividades para os mais novos. Bem com a projecção de 4 filmes: “Batitas do Samba”, “Legados de José Afonso”, O maestro das ruas, um mergulho da alma brasileira” e Mamonas para sempre” organizado pela Mostra FESTin Musical.


O tema deste ano é a inclusão social. Cada vez mais temos um “pôr de parte aquele que é diferente e que nos causa trabalho e desconforto” e em momentos como o que estamos a viver é necessário alertar e consciencializar as pessoas para a união e para o facto de que agora é a altura para nos unirmos e juntos mudarmos as coisas.

Existem problemas bem piores e não é altura de rejeitarmos o outro. É essencial aprender a lidar com a diferença. Temos de aceitar o outro e inclui-lo na sociedade. Dentro deste tema temos um filme que cabe perfeitamente como exemplo: “Quinta do Mocho” um projecto de Francisco Batista que trabalha exactamente com crianças onde se tenta fazer essa inclusão na sociedade. Bem como o filme "E amanhã" de Bruno Cativo. Uma das muitas novidades para a edição deste ano é a presença do actor Jardel Filho e o realizador Hector Babenco que serão “alvo de retrospectiva” com a exibição de algumas das suas principais obras: “Pixote – a lei do mais fraco”, “O rei da Noite” e “Lúcio Flávio – o passageiro da agonia”.


Um festival a não perder com filmes riquíssimos e muito bem conseguidos a nível temático, a nível de produção e realização.

O preço dos bilhetes é de três euros e com desconto dois euros e meio. Um festival que tem como principal objectivo: “celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social” .

Senhoras e Senhores vamos dar então início ao festival: O primeiro filme a ser exibido é: “VIP´S” protagonizado pelo actor Wagner Moura (Tropa de Elite).
(fonte: http://hardmusica.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário