quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mostra biblográfica de João Rui de Sousa na Biblioteca Nacional

João Rui de Sousa, que foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores, com o prémio Vida Literária 2012, nasceu em Lisboa a 12 de Outubro de 1928:

Passou na escola agrícola D. Dinis e concluiu depois licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa.
Aposentado desde 1993, trabalhou na área documental e editorial da Junta Nacional das Frutas, mais tarde na área de Espólios (hoje Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea) da Biblioteca Nacional.
A sua poesia faz transparaecer as suas preocupações e angústias relativamente ao universo em que vive, não deixando de as tratar com a claridade poética desejada, embora por vezes metaforizada.


Revelado em 1955, como poeta e crítico, nas páginas da revista Cassiopeia (que codirigiu), em ambos os géneros perpassa a angústia tão do seu tempo,.
Folhas de Poesia e Notícias do Bloqueio foram outros fascículos de poesia onde colaborou e que marcaram a explosão de novas vanguardas posteriores ao surrealismo como distanciadas do neorrealismo.


Em1960 aparece o primeiro livro, seguindo-se os volumes poéticos A Hipérbole na Cidade e Circulação, reunidos com outros posteriores na antologia O Fogo Repartido.
Crítico conceituado, nomeadamente sobre Fernando Pessoa, Casais Monteiro, Mário Saa ou António Ramos Rosa, teve a seu cargo a introdução ensaística de obras de vários autores. (fonte:
http://hardmusica.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário