segunda-feira, 9 de abril de 2012

Prémio Estação Imagem/Mora: Disputado por 150 fotojornalistas



Quase 150 fotojornalistas, que apresentaram um total de 452 reportagens, disputam este ano o Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, cujos vencedores são anunciados no próximo sábado, revelou hoje à Agência Lusa a organização.

“São números praticamente iguais aos do ano passado, o que prova que este prémio é apelativo para os fotógrafos”, afiançou Luís Vasconcelos, da associação Estação Imagem.
Segundo o responsável, esta adesão é ainda um sinal de que, embora “tenha havido ultimamente alguma razia na fotografia nos distintos órgãos de comunicação social, os profissionais querem participar e fazer reportagens”.

O concurso, dedicado à reportagem, é promovido pela Estação Imagem, com sede em Mora e centrada no estudo e promoção da imagem, sobretudo da fotografia documental, e pelo município alentejano.

O prémio já vai na terceira edição, apresentando a concurso “147 fotógrafos, com um total de 452 reportagens, que envolvem mais de 4.500 fotografias”, realçou.



Nas duas primeiras edições, a iniciativa foi aberta apenas a fotojornalistas portugueses e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), mas este ano também os fotógrafos da região espanhola da Galiza puderem concorrer.

“E, das 452 reportagens apresentadas às várias categorias, há 12 trabalhos vindos da Galiza”, congratulou-se à Lusa Luís Vasconcelos.

O galardão principal a atribuir é o Prémio Internacional de Fotojornalismo, a que se juntam mais seis categorias: Notícia, Vida Quotidiana, Desporto, Artes e Espectáculo, Ambiente e Série de Retratos.

Além disso, foram apresentados outros 18 projetos, que vão disputar a bolsa integrada no Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora.

O júri vai estar reunido, na vila alentejana, a partir de quinta-feira, sendo os prémios anunciados no sábado, no Auditório Municipal.

“No sábado é também inaugurada a exposição do Paulo Alegria, vencedor da bolsa no ano passado, que vai estar patente na Casa da Cultura de Mora, durante 15 dias”, disse o organizador.

Paulo Alegria desenvolveu um projeto intitulado “Cultura Magra”, que aborda “as associações recreativas e culturais do concelho de Mora”, explicou.
A exposição ruma depois ao Porto, ao Centro Português de Fotografia, onde fica patente de 05 de maio a 02 de julho.

O júri do concurso, nesta terceira edição, é presidido por Emilio Morenatti, eleito fotojornalista do ano em 2010, pela National Press Photographers Association, e melhor fotojornalista da imprensa em 2008, pela Pictures of the Year International (POYi).
O júri integra outros cinco membros: Frédérique Babin, do Le Monde Magazine, Patrick Baz, da Agence France Press, Marion Duran, da revista Newsweek, Pablo Juliá, do Centro Andaluz de Fotografia, e Arianna Rinaldo, do D-La Repubblica delle Donne e da revista Ojodepez

(fonte: http://online.jornaldamadeira.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário