segunda-feira, 9 de abril de 2012

EXPOSIÇÃO - "LISBOA... (A)Mar"



De 3 de abril a 6 de maio de 2012
n' A Arte da Terra, Lisboa


Desde o inicio da Produção de Azulejos em Portugal – por volta do sec XVI – numa época de forte influência da corrente do Renascimento Italiano-grotesco, cinco séculos de relação intensa da arte e da cultura portuguesa com a azulejaria se passaram, séculos nos quais se assistiu ao “passar” de diferentes e fortes correntes artisticas, desde o neoclassicismo do periodo de D. Maria ao Historiscismo e Nacionalismo da primeira metade do seculo XX.

Lisboa começa então a revestir-se de azulejo, em habitações, estações de caminho de ferro, mercados, lojas... e hoje, em pleno seculo XXI é por demais evidente a riqueza e a importância que o azulejo assume na história e na cultura da capital.

As abordagens artisticas de temas de relevo cultural, só podem resultar de forma positiva, e tem sido esse o principio subjacente aos desafios que a “A Arte da Terra” (como espaço dedicado à cultura portuguesa) tem lançado a diferentes grupos de artistas.

Desta feita, a Exposição “Lisboa... (A)Mar”, apresenta o universo da azulejaria, na arte de “ver” Lisboa, pelos artistas Ana Vilela, Cristina Pina, Dina Nunes, Elizabete Silva, Martinha Vilamariz, Olga Cunha, Paulo Jané e Sara Teixeira.

Para ver em “A Arte da Terra”, na Rua Augusto Rosa, nº 40, junto á Sé de Lisboa, diariamente das 11h ás 20h.



painel de Ana Vilela

(fonte: http://www.e-cultura.pt)

1 comentário:

  1. lindo o painel. para ver mais da Ana Vilela ver em http://www.anavilela.com

    ResponderEliminar