quinta-feira, 12 de abril de 2012

Palmela celebra 38º aniversário do 25 de Abril com vasto programa


Para assinalar o 38º aniversário do 25 de abril, a Câmara Municipal de Palmela e as instituições locais promovem um programa comemorativo diversificado, que abrange as cinco freguesias. Além de várias dezenas de atividades promovidas pelo movimento associativo, o destaque vai para o programa central, que integra a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Palmela, a decorrer no dia 25 de abril, às 11 horas, no Cineteatro São João, em Palmela, bem como um conjunto de espetáculos, exposições e documentários.

“Abril” é o título do espetáculo que Cristina Branco apresenta no Salão dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, no dia 24 de abril, às 22 horas. Dedicado a José Afonso, figura maior da música portuguesa, o espetáculo tem entrada livre e conta, também, com a participação dos músicos Ricardo Dias (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Mário Delgado (guitarras) e Alexandre Frazão (bateria).

Para dar a conhecer a produção cinematográfica sobre o tema, a Câmara Municipal propõe, no âmbito do Ciclo de Cinema à Quinta, a projeção dos documentários “48” de Susana Sousa Dias, no dia 19, e “Longe de Abril” de Margarida Moura Guedes e Paulo Galvão, no dia 26, sempre às 21h30, no Auditório Municipal de Pinhal Novo. A população idosa também é convidada a assistir a um documentário alusivo à data, nos dias 18, 19 e 20 de abril, em vários equipamentos culturais do concelho.

No campo das exposições, inaugura no dia 10, às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, a recolha fotográfica “Recordar Abril”, em exibição até 28 de abril. A mostra - que dá a conhecer a forma como o 25 de abril tem sido retratado em cartazes editados pela autarquia e por outras instituições, bem como foi vivido em locais como o Pinhal Novo ou a colónia penal do Tarrafal – abre com uma palestra pela Dr.ª Iva Delgado, numa organização da Fundação COI com o Município. Em Águas de Moura, a Avenida da Liberdade será palco da exposição “25 de Abril – um Cravo Vivo de Sonho”, promovida pela Câmara Municipal com o apoio da União de Resistentes Antifascistas Portugueses.
Público escolar sensibilizado para importância da participação cidadã.

No dia 24 de abril, entre as 9h30 e as 12h30, os Paços do Concelho de Palmela serão visitados pelos alunos dos quatro anos do 1º ciclo do ensino básico da Escola de Batudes, numa iniciativa inserida no âmbito do projeto “Eu Participo”. Além da visita ao edifício, o programa inclui um plenário no Salão Nobre com a Presidente e os Vereadores da Câmara Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia de Palmela, sobre os direitos de participação inscritos na Convenção dos Direitos da Criança.

Para o público com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, a Câmara Municipal e a Artemrede propõem a oficina “Telefonia de Abril”, no dia 24, às 10 horas, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, e às 14h30, no Centro Cultural de Poceirão.

Destaque, ainda, para a exposição “Porquê Abril?”, patente no Centro Cultural de Poceirão entre 18 de abril e 2 de maio, numa organização do Agrupamento de Escolas José Saramago, com o apoio da Câmara Municipal. A exposição apresenta trabalhos das turmas de 9º ano da Escola José Saramago, realizados no âmbito da disciplina de história. (fonte: http://www.vaipassear.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário