terça-feira, 17 de abril de 2012

Abril, filmes mil



Diz José Filipe Costa que o 25 de Abril adubou o circuito cinematográfico português e talvez por isso tenhamos hoje, no mês dos cravos, três festivais de cinema a acotovelarem-se em Lisboa.

O 8 1/2, Festa do Cinema Italiano (festadocinemaitaliano.com), que começou dia 12, despede-se da capital no dia 19, para depois partir para outras cidades: Funchal, de 26 a 29 deste mês; Coimbra, de 1 a 3 de Maio; Guimarães, de 4 a 6 de Maio; e Porto, de 10 a 13 de Maio. Da sua ementa constam Este é o Meu Lugar, filme anglófono do italiano Paolo Sorrentino (que estará presente hoje na sessão de abertura), com Sean Penn no papel de um rockeiro excêntrico e reformado. E outros pratos quentes como Terraferma, de Emanuele Crialese, na sessão de encerramento lisboeta; Il Primo Uomo, de Gianni Amelio; Il Viaggio di Cartone, de Ermanno Olmi; e Vallanzasca: Gli angeli del male, de Michele Placido.

Em paralelo com o banquete italiano, e até 22 de Abril, decorre a sexta edição do Panorama, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. Há 75 documentários portugueses para ver, entre estes, nove filmes em estreia e seis primeiras obras: Amanhã à Mesma Hora, de Luísa Soares e Pedro Sousa Raposo; Ao Vivo, de Astrid Menzel; A Arca do Éden, de Marcelo Félix; Alegria com Firmeza, Firmeza com Alegria, de Tiago Cabral; A Nossa Forma de Vida, de Pedro Filipe Marques; e O Sétimo Andar, de Olga Alfaiate. Destaque ainda para as sessões Percursos no Documentário Português – A Imagem Muda, musicadas ao vivo por Noiserv (hoje às 21h, Cinema São Jorge), Filipe Raposo (16, 17 e 18 de Abril, na Cinemateca Portuguesa) e por António Bruheim Quinteto (21 de Abril, às 21h, Cinema São Jorge).

O IndieLisboa instala-se entre 26 de Abril e 6 de Maio e promete um número recorde de filmes portugueses em competição: cinco longas-metragens e 18 curtas. João Salaviza integra a competição com a curta Cerro Negro e fora dela é exibido em sessão especial Rafa, com que venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem no Festival de Berlim. Mas há muito mais para descobrir entre os 232 filmes da programação. Da Viennale, que faz agora cinquenta anos, o IndieLisboa traz cinco filmes que marcaram a sua história. Cada um será precedido por trailers encomendados a cineastas como Jean-Luc Godard e David Lynch. Em foco estarão também quatro autores suíços: Ursula Meyer, Lionel Baier, Frédéric Mermoud e Jean-Stéphane Bron. (fonte: http://sol.sapo.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário