sexta-feira, 20 de abril de 2012

Frankie Chavez apresenta o novo blues português no CCB

O Centro Cultural de Belém (CCB) recebe a 4 de Maio (sexta-feira), pelas 21:00, Frankie Chavez, o músico que tem revolucionado a forma de interpretar blues e folk em Portugal.

Frankie Chavez percorre este estilo ancestral como se de uma viagem para além dos sons se tratasse, apresentando um blues mais vasto, que resulta da sua exploração deste estilo, incutindo-lhe outra abordagem e novas sonoridades.
Os êxitos de Frankie Chavez têm sido apresentados desde o início do ano, numa digressão nacional de norte a sul do país, onde expõe a simplicidade da sua fórmula de sucesso, actuando no formato «one man band». Utiliza várias guitarras com diferentes afinações, uma bateria improvisada e vários pedais de efeitos, criando uma sonoridade forte mas arejada, onde nada é feito ao acaso.
De regresso da trigésima edição do Canadian Music Week, onde apresentou três espectáculos com grande sucesso que resultaram em convites para actuar nos EUA e na Europa, Frankie Chavez, revela-se um promissor talento da música portuguesa.
O músico prepara-se para levar a música portuguesa para o México, tendo sido convidado o Festival Internacional das Culturas em Resistência Ollin Kan, um dos maiores encontros de expressões culturais da América Latina, a decorrer na Cidade do México.

Com influências de nomes como Robert Johnson, Kelly Joe Phelps, Ry Cooder, Jimi Hendrix, Led Zeppellin e Dire Straits, entre outros, a paixão pela guitarra começou aos 9 anos e desde então tem vindo sempre a crescer, ao ponto de ter reinventado a abordagem da guitarra portuguesa. Tem conquistado várias plateias, com a sua afinação própria, dando-lhe uma roupagem diferente, que mistura o trinar tão característico daquele instrumento com riffs típicos de blues. O resultado é agradavelmente surpreendente.

O percurso do músico como cantor começou em 2006 com «Slight Delay», tema incluído num documentário sobre a cultura de surf na Indonésia, intitulado «Flavours». Desde então tem actuado por todo o país, chegando a partilhar o palco com nomes como Dub Incorporation, Gentleman ou James Hunter. Foi também um dos compositores da banda sonora do documentário «Pare, Escute, Olhe» de Jorge Pelicano.

Em Março de 2010 Frankie Chavez lançou o seu primeiro EP homónimo produzido pela Optimus Discos, uma iniciativa que apoia projectos emergentes da cena musical portuguesa. Um dos temas do EP «I Don´t Belong» faz também parte da colectânea «Novos Talentos Fnac 2010».
Em Janeiro de 2011 grava o seu primeiro álbum intitulado «Family Tree». O mais recente trabalho conta com a participação de alguns convidados, entre os quais Kalú (Xutos e Pontapés) e Emmy Curl e foi lançado em Abril de 2011 como edição de autor.
Centro Cultural de Belém
Pequeno Auditório
Sala Eduardo Prado Coelho
Horário: 21:00
Preços: plateia 16 euros, laterais 13,5 euros

(fonte: http://diariodigital.sapo.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário