sábado, 7 de abril de 2012

Guimarães 2012: Exposição sobre John Cage no CAAA


Uma abordagem inovadora, que reúne a essência das principais partituras do compositor americano John Cage. Em ano de comemoração do centenário do nascimento de uma figura ímpar da cultura musical internacional, “Cage… conceptualizing Cage now” é o nome da exposição a acontecer no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (Caaa), em Guimarães. Uma homenagem prestada entre até ao dia 29 de Abril.

Propondo uma panóplia de novas perspetivas centradas no trabalho do compositor, a exposição encontra-se desenhada a partir de diferentes séries de módulos. O objetivo primordial é procurar entender o impacto de algumas das partituras mais influentes do autor, nas orientações compositivas que se verificaram na década de 60. “Cage…” define-se como uma reflexão da experimentação radical, transportada para o presente.

Com um percurso artístico admirável, John Cage foi uma figura central na exploração profunda do silêncio. A célebre obra “4’:33” parece ser o culminar das suas experiências musicais, caracterizadas por uma deliberada ausência de som. Também pioneiro na arte do piano preparado, o compositor compôs inúmeras peças para dança e concerto. Destaque para a obra “Sonates and Interludes”, uma coleção de 20 peças, que se assume como um dos seus trabalhos mais complexos para piano preparado.

Um abraço à conceção indeterminista aplicada ao seu processo de composição é um dos traços fundamentais que descrevem o percurso criativo singular de John Cage. Patente no Caaa, em Guimarães, até 29 de Abril, “Cage… conceptualizing Cage now” é uma oportunidade para elogiar a enorme genialidade do compositor indeterminista John Cage. Mais uma proposta cultural integrada na programação de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. (fonte: http://canal180.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário