segunda-feira, 9 de abril de 2012

Exposições de Pintura em Sesimbra: «Pintura Sumi-e e Sustentablidade" e «Estudos de Paisagem»

As exposições individuais simultâneas de Susana Tereso em Arte e Sustentabilidade no âmbito do projecto "Pintura Sumi-e e Sustentablidade" do seu doutoramento em Belas Artes - Pintura da FBAUL, e de Luís Valente no âmbito dos seus Estudos de Paisagem, estão a decorrer até ao próximo dia 30 de Abril, no Auditório Municipal Conde Ferreira, em Sesimbra.

Projecto Pintura Sumi-e e Sustentabilidade
No âmbito do doutoramento de Susana Tereso em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, o presente projecto pretende beber influências na pintura sumi-e para as aplicar na pintura ocidental. A pintura sumi-e envolve um ritual que contribui para um estado meditativo favorável à contemplação da natureza. A representação da natureza local experienciada, envolvendo árvores espontâneas / autóctones de Portugal como o sobreiro, pinheiro-manso, carvalho-português, medronheiro, freixo, choupo-negro var. italica e zambujeiro do qual a oliveira derivou, contribui para o conhecimento e familiaridade com a mesma. O contacto com a natureza que esta técnica de pintura implica contribui para a formação de uma ideia de sustentabilidade mais orgânica associada ao local. Num âmbito mais alargado, as experiências reveladas contribuem para uma maior consciência holística. O exercício da pintura experienciado concorre para novas abordagens pictóricas em concordância com a tendência actual de transversalidade na pintura. A Sustentabilidade poderá ser uma época futura, em que o “novo”, “progresso” e o “eu” são substituídos pelo “harmonioso”, “essencial” e “universal” – que a pintura sumi-e encarna.

Projecto Estudos sobre a Paisagem
No âmbito de um ensaio preliminar para uma candidatura a mestrado, Luís Valente pretendeu abordar a questão do conhecimento e consciência como resultado da experiência e prática do Desenho/Pintura. Procura-se encontrar o lugar ou a relevância da expressão do emocional na arte, referenciando-se na dualidade conceptual/emocional, e na necessidade de uma correlação harmoniosa e interdependente entre estes dois aspectos. Entre outros aspectos, espera-se experimentar estas ideias através da realização de trabalho sobre a Natureza. Esta experimentação será realizada com o recurso a diversas técnicas, incidindo essencialmente sobre o Desenho e a Pintura. O registo próprio do Desenho será complementado e comparado com a procura desse universo na Pintura. Questões práticas como a dimensão do suporte e os seus diferentes tipos, os materiais riscadores e as aguadas, o aspecto da instalação da obra no espaço e a criação de um livro de artista. A importância deste projecto centra-se nas emoções como veículo e autoridade para a certificação e legitimação das ideias, numa procura pela verdade e pela essência dos aspectos fundamentais da vida.

HORÁRIOterça a sexta, das 14 às 17.30h
sábados, domingos e feriados das 16 às 19h
Auditório Conde de Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário