quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vítor Silva recebe Ouro da Universidade de Compostela



A Universidade Santiago de Compostela (USC), em Espanha, atribui hoje a Insígnia de Ouro a Vítor Aguiar e Silva, professor catedrático jubilado da Universidade do Minho e uma referência nos estudos da literatura. A distinção premeia a longa colaboração de Aguiar e Silva com professores e projetos da USC. A sessão solene decorre às 17h no salão nobre da Reitoria da UMinho, no Largo do Paço, em Braga.

“Sinto-me muito honrado, é uma das mais altas distinções que o reitor da USC pode conceder. Tem sido atribuída a alguns vultos eminentes da ciência e cultura europeias, como sucedeu com o cientista Stephen Hawking, em 2008”, refere Vítor Aguiar e Silva, para salientar: “Sinto-me particularmente feliz com este gesto de generosidade, porque tem um valor simbólico no processo - que deve ser incrementado, reforçado - de aproximação das universidades da Galiza e do Norte de Portugal, em particular entre a USC e a UMinho”. A insígnia vai ser entregue pelo reitor da USC, Juan J. Casares.

A homenagem decorre no âmbito do 3º Colóquio da Primavera, a decorrer quinta e sexta-feira em Braga e que envolve a participação das universidades do Minho, Coimbra e Santiago de Compostela. O evento organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos tem o tema 'Modernidades comparadas: Estudos Literários/Estudos Culturais Revisitados'.


Vítor Aguiar e Silva nasceu em 1939, em Penalva do Castelo, Viseu. Estudou e ensinou na Universidade de Coimbra, sendo professor catedrático da Faculdade de Letras. Em 1989 transferiu-se para a UMinho, onde foi catedrático do Instituto de Letras e Ciências Humanas e foi vice-reitor de 1990 a 2002, ano em que se aposentou, tendo ainda fundado e dirigido o Centro de Estudos Portugueses e a revista “Diacrítica”.

Publicou, entre outros, 'Para uma interpretação do Classicismo', 'Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa', 'Teoria da Literatura', 'Análise e Metodologias Literárias', 'Camões: Labirintos e Fascínios' (Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários, Prémio da Associação Portuguesa de Escritores), 'A Lira Dourada e a Tuba Canora: Novos Ensaios Camonianos' (Prémio D. Diniz), “Jorge de Sena e Camões. Trinta Anos de Amor e Melancolia” (Prémio Jorge de Sena, Prémio Eduardo Prado Coelho) e coordenou o 'Dicionário de Luís de Camões', o primeiro dedicado à vida e obra do maior poeta português.

Recebeu ainda os prémios Vida Literária, Vergílio Ferreira, a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Lisboa. É membro da Academia de Ciências de Lisboa. Coordenou a proposta de criação do Instituto Camões, a Comissão Nacional de Língua Portuguesa e fez parte do Conselho Nacional de Cultura.
(fonte:
http://www.correiodominho.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário