sexta-feira, 11 de maio de 2012

Curtas Vila do Conde batem recorde



O festival internacional de cinema Curtas Vila do Conde vai ter na sua edição comemorativa dos 20 anos uma participação recorde de filmes a concurso, tanto de origem nacional como internacional.
As candidaturas internacionais já estão fechadas e, segundo Mário Micaelo, um dos organizadores, “nunca houve tantas inscrições, o que faz prever uma qualidade excepcional”.
A competição nacional, a 2 meses do festival (de 7 a 15 de Julho) e com as inscrições ainda abertas também regista um recorde de participações, “um número que não era esperado perante o cenário negro que se avizinha, mas este acaba por ser um bom ano para curtas portuguesas”, garante o organizador.

Catástrofe no sector

Alguns dos elementos da cooperativa que organiza o festival são signatários do “ultimato ao Governo” com que realizadores, produtores, directores de festivais e distribuidores reclamaram, esta semana, que “enquanto a nova Lei do Cinema não for aprovada pela Assembleia da República e entre em vigor, o Governo encontre uma solução de emergência para a situação de ruptura e descalabro financeiro do Instituto de Cinema”.
“As políticas para o sector estão numa situação catastrófica de congelamento de toda a actividade de produção e também de divulgação”, explica Mário Micaelo, que lembra que a Agência da Curta Metragem, criada a partir do festival, “teve em 2011 um ano excepcional, o melhor de sempre, e neste momento não tem qualquer financiamento pelo Governo central”.
O número recorde de participações, segundo Micaelo, não tem qualquer relação com o estado actual do cinema português mas deve-se antes a uma tendência estrutural, associada aos novos meios de produção digitais.

QREN ajuda

De qualquer forma, e apesar do ambiente de crise, o Curtas vai poder comemorar este ano condignamente as suas 2 décadas de existência, nomeadamente graças a verbas do QREN, que permitiram a encomenda de 4 curtas-metragens a 4 “realizadores de craveira internacional”.
Thom Andersen, Helvécio Marins, Sergei Loznitsa e Yann Gonzales vão estrear as suas películas durante o festival. De destacar que a curta de Andersen é um documentário sobre o arquitecto Souto Moura.
O programa comemorativo inclui ainda uma exposição do espólio fotográfico dos festivais desde 1993, a exibição de um documentário de José Vieira Mendes sobre o Curtas e o lançamento de uma publicação baseada em entrevistas a realizadores que foram passando pelo festival.

Kubrick e Assayas

Stanley Kubrick será um realizador em destaque no festival com a exibição de algumas das suas curtas e filmes e do documentário “Stanley Kubrick – A Life in Pictures”, com a presença do seu realizador, Jan Harlan, mas muito especialmente com a exposição que irá ocupar a Solar – Galeria de Arte Cinemática, em que vários artistas plásticos exibirão obras que influenciadas pelo universo de Kubrick.
O outro nome em relevo será o do realizador Olivier Assayas, um dos nomes mais importantes do cinema francês contemporâneo, que estará no festival e será objecto de uma retrospectiva organizada em associação com Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, onde o festival apresentará programação uma semana antes do seu arranque, a 7 de Julho.
(fonte: http://porto24.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário