quarta-feira, 9 de maio de 2012

CEC | Guimarães 2012: Criar poesia a partir do Twitter



O Laboratório de Criação Digital (LCD), desenvolvido no âmbito da Capital Europeia da Cultura, apresenta ao público, este sábado, 05 de Maio, 14 novos projectos originais, artísticos e educativos, com componentes digitais e electrónicas.

A mostra do LCD tem lugar no Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura (CAAA), em Guimarães, a partir das 18 horas, com entrada livre. Entre os projectos encontra-se, por exemplo, o “Éfaté”, inspirado nas tradições dos povos nativos de Vanuatu, e que visa incluir pessoas cegas e surdas em criações artísticas, através do instrumento “Didgeridoo” que utiliza linguagem simbólica aborígene.


A mostra conta, ainda, com plataformas interactivas de criação de som e imagem, a partir de movimento; instalações artísticas que permitem aos visitantes participarem na elaboração de poesia, através da rede social Twitter; ou projectos que reflectem sobre a comunicação humana, o excesso de informação e o mediatismo que se observam actualmente.

Direccionado para a comunidade nacional e internacional, o LCD tem permitido aos participantes desenvolverem e aperfeiçoarem conceitos fundamentais da arte digital. Os projectos, agora apresentados, resultaram de laboratórios abertos semanais, que reuniram artistas, criadores e curiosos, num modelo de partilha de conhecimento e investigação nas áreas da tecnologia, ciência e arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário