sexta-feira, 11 de maio de 2012

MASTERCLASS DE FOTOGRAFIA DE BANDAS AO VIVO



A Câmara Municipal da Praia da Vitória, através da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, organiza, no sábado, 12 de Maio, uma Masterclass em Fotografia de Bandas ao Vivo orientada pela fotógrafa portuguesa Rita Carmo.

A formação, composta por uma aula teórica que decorrerá entre as 10h00 e as 13h00 e uma sessão prática, a partir das 14h00, surge no âmbito da inauguração da exposição de fotografia de Rita Carmo, intitulada “Bandas Sonoras”, que decorrerá no dia 11, às 18h30, na Academia de Juventude e que estará patente ao público até 11 de Junho.
Nesta masterclass, os participantes terão oportunidade de aprender técnicas sobre a fotografia de concertos musicais.

A masterclass destina-se a fotógrafos amadores ou profissionais com, no mínimo, conhecimento básico da técnica fotográfica, custando a inscrição 20 euros. O número máximo de participantes nesta masterclass é de 20 elementos.

Da parte da manhã, os participantes vão conhecer várias técnicas e pormenores relativos à fotografia de concertos musicais. Da parte da tarde, terão oportunidade de experimentar a fotografia numa sessão prática que contará com a participação de uma banda no palco da Academia que servirá de modelo para os fotógrafos participantes.

Os interessados podem inscrever-se através do site da Academia de Juventude (www.cmpv.pt/academia), do e-mail da Academia (academia@cmpv.pt) ou da página da Academia no Facebook (facebook.com/academiadejuventude).

Rita Carmo é um dos nomes sonantes em Portugal da fotografia de concertos musicais, sendo fotógrafa residente do jornal Blitz desde 1992.

A fotógrafa, nasceu em Leiria, é licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, tendo fotografias publicadas no país e no estrangeiro (Expresso, Visão, Ler, DIF, UP, Melody Maker, Daily Mail, Rockin’On, Snoozer Mag, Bizz, etc.).

Foi uma dos cinco fotógrafos presentes na Fotobiografia dos 20 Anos dos Xutos & Pontapés e é autora dos retratos de 15 criadores de Moda incluídos no livro “15 Histórias de Hábitos” de Cristina Duarte.

Em 2003, edita o álbum “Altas Luzes”, onde reúne cerca de 200 imagens que retratam momentos únicos da história das actuações ao vivo em Portugal e de sessões fotográficas com artistas.

É autora de várias exposições, incluindo “Bandas Sonoras”, a mostra patente no 4º Festival Portugais no FNAC Forum Les Halles, em Paris, a mostra no Congresso Feminista, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, ou a exposição no Festival Alive.
Já fotografou grande parte dos artistas musicais nacionais, particularmente novos nomes que têm vindo a surgir na música portuguesa (fonte: http://www.auniao.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário