terça-feira, 15 de maio de 2012

Museu Nacional da Imprensa - Humor Centenário | Os Miseráveis | Stuart: BD e Azulejos


museu_imprensa3Humor Centenário: Evocação do I Salão dos Humoristas PortuguesesAté 15 outubro, 15h às 20h, Museu Nacional da Imprensa

O Museu Nacional da Imprensa assinala o centenário do 1º Salão de Humoristas com uma exposição documental na qual se revisita obras de grandes autores que marcaram o humor em Portugal.
O 1º Salão de Humoristas abriu no Grémio Literário, em Lisboa, precisamente a 9 de maio de 1912.
O evento inclui cerca de 400 trabalhos de alguns dos melhores artistas nacionais do humor gráfico de sempre: Rafael Bordalo Pinheiro, Celso Hermínio, Almada Negreiros, Jorge Barradas, Stuart Carvalhais, Francisco Valença e Emmérico Nunes, entre outros.

museu_imprensa2Os Miseráveis - 150 anos
Até 30 setembro, 15h às 20h, Museu Nacional da Imprensa

A mostra evoca os 150 anos da edição de “Os Miseráveis”, obra publicada a 30 de março de 1862, em Bruxelas.
Tal como vai acontecer na Bélgica, país onde Victor Hugo estava exilado na altura da redação daquele romance, com diversas iniciativas marcadas para assinalar “os 150 anos”, o Museu Nacional da Imprensa não quis deixar passar a data, homenageando um dos principais defensores da liberdade de imprensa.
A obra teve grande repercussão mundial, na sequência das sucessivas edições que, no mesmo ano de 1862, foram feitas em vários países. Portugal foi um deles, com edições em Lisboa e Porto.
A exposição apresenta também diferentes peças sobre a repercussão da figura de Victor Hugo em Portugal, designadamente uma cópia da carta que ele escreveu elogiando o país pela abolição da pena de morte. “Portugal é um exemplo para a Europa”, escreveu Victor Hugo.


museu_imprensaMostra "Stuart: BD e Azulejos"
Até 31 maio, 15h às 20h, Museu Nacional da Imprensa

O humor de Stuart vai estar no Museu Nacional da Imprensa, no Porto, até 31 de maio, numa exposição em que se integra MAB Invicta, festival internacional de multimédia, artes e BD.
A mostra "Stuart: BD e Azulejos" apresenta tiras cómicas das aventuras de Quim e Manecas, publicadas no jornal O Século, e muitas outras participações artísticas do espírito multifacetado de Stuart.
Será também apresentada uma coleção de azulejos originais que ornamentavam a escadaria do Diário de Lisboa, doada por Ruella Ramos ao Museu. Trata-se de uma coleção singular, quer pelo que revela do artista, quer pelo local para onde os azulejos foram produzidos – o Diário de Lisboa (1921-1990), jornal emblemático na oposição à ditadura do Estado Novo.
A exposição ficará patente na Galeria Internacional do Cartoon, o único espaço dedicado ao humor permanentemente aberto (365/6 dias, ano) na Europa.

Stuart Carvalhaes (1887-1961) é considerado um dos mais talentosos artistas do humor português. Além de caricaturista, foi cenógrafo, figurinista e realizador de cinema. Fixou tipos e costumes de Lisboa como poucos o fizeram. Ainda antes dos 20 anos, começou a colaborar na imprensa e nela deixou o seu traço bem vincado até morrer em 1961. Além da participação em jornais e revistas, a exposição evidencia a qualidade artística de Stuart em partituras e capas de livros, patenteando a ampla gama de participações onde a sua arte do humor e da ilustração se impôs.
A Galeria Internacional do Cartoon está instalada no Museu Nacional da Imprensa, aberto todos os dias, entre as 15h e as 20h.
(fonte: http://www.viva-porto.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário