quinta-feira, 17 de maio de 2012

Museu Municipal de Portalegre reabre


O Museu Municipal de Portalegre, encerrado ao público desde o ano 2006, vai reabrir no dia 23 de maio, após obras de beneficiação e requalificação que implicaram um investimento que ascende a 1,4 milhões de euros.
Com as obras, que foram comparticipadas em 80 por cento por fundos comunitários, o Museu Municipal, foi dotado de salas de reserva e de exposições temporárias, loja e uma cafetaria.
A abertura do Museu Municipal, no dia da Elevação de Portalegre a cidade, será complementada com a apresentação do novo programa museológico e museográfico daquele espaço, executado pela Fundação Robinson e que consiste num discurso expositivo inovador com destaque para a coleção de Arte Sacra e de Faiança.
O Museu Municipal de Portalegre possui um riquíssimo espólio proveniente, na sua quase totalidade, de dois antigos Conventos de Portalegre: Santa Clara e São Bernardo, e de doações de particulares.
A colecção mais significativa, quer pela beleza quer pelo valor das imagens em exposição, é a de Arte Sacra com peças desde a terracota ao marfim. Detém também uma importante coleção que traça a história da Faiança Portuguesa desde o Sec. XVII até ao Sec. XX com particular destaque para as peças de louça azul e branca utilizadas para ornamentação no Oriente e os pratos "ratinhos", expressão do povo migrante que se deslocava das Beiras para o Alentejo na época das ceifas.
Outras coleções irão dar vida aos espaços do Museu Municipal, como o mobiliário, onde predominam D. João V e D. José e as coleções temáticas, uma de Santo Antónios com mais de 700 peças em suportes vários e outra de caixas de rapé em prata e outros materiais.
O Museu Municipal de Portalegre irá disponibilizar ao público visitas guiadas individuais e em grupo e um Serviço de Educação, destinado essencialmente às visitas de grupos escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário