quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fado em Taiwan



O papel de Macau como plataforma de serviços entre a China e os países de língua portuguesa é um dos trunfos lançados pelo Governo para convencer os residentes de Taiwan a investirem deste lado do Estreito. Na cerimónia de inauguração da delegação da RAEM em Taipé, ocorrida ontem, ouviu-se fado e foram anunciadas novas oportunidades para o comércio e turismo. Mas o projecto de cooperação é mais amplo e inclui também o combate ao crime.

Em funcionamento desde Dezembro, a Delegação Económica e Cultural de Macau em Taiwan pretende dar apoio aos residentes que estudam, trabalham ou têm investimentos na ilha. Mas não só: “Iremos estabelecer e manter mecanismos de contacto com os serviços de Taiwan no sentido de promover o papel de plataforma e de ponte de ligação da delegação”, afirmou no seu discurso Alexis Tam, chefe do gabinete do Chefe do Executivo que acompanhou o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, na visita de três dias a Taipé.

Economia, turismo, cultura e educação são as áreas em que as duas regiões vão procurar “novas sinergias”, com o Governo de Macau a destacar os contactos com os países da lusofonia e os projectos de cooperação no Delta Rio das Pérolas, como a exploração da Ilha da Montanha e da zona de Nansha. Os “recursos turísticos” foram também realçados por Alexis Tam, que prometeu “maiores oportunidades” para os formosinos “investirem e desenvolverem as suas actividades em Macau e no interior da China”.

Para os residentes que estão em Taiwan, o Governo promete “assegurar o apoio e assistência” em situações de emergência e “acções conjuntas de combate ao crime”. A abertura da delegação, resumiu Alexis Tam, “é um importante marco do relacionamento estreito, benefício mútuo e desenvolvimento harmonioso das relações entre Macau e Taiwan”. “Convidamos os amigos dos diversos sectores de Taiwan para aproveitarem o papel de plataforma que a delegação procura desempenhar no desenvolvimento dos vossos projectos de cooperação. A nossa porta manter-se-á sempre aberta”, frisou.

Na agenda de Cheong U continuam os pedidos às autoridades formosinas para a isenção de vistos para os residentes de Macau e o reconhecimento das licenciaturas tiradas na RAEM. As matérias foram discutidas com a ministra do Conselho para os Assuntos do Continente, Lai Shin-yuan, e segundo o secretário o encontro “decorreu numa atmosfera positiva”. Cheong U esteve também reunido com estudantes de Macau: há 4337 mil alunos locais a frequentarem universidades de Taiwan.

A delegação de Macau é dirigida por Nádia Leong e está instalada no 56º andar do edifício Taipei 101, no centro económico e político da capital. Na cerimónia de inauguração, participaram ainda os deputados Chui Sai Peng e Chan Meng Kam.

Sem comentários:

Enviar um comentário