sábado, 5 de maio de 2012

Museu do Brincar abre em Vagos



Centenas de pessoas marcaram presença no descerrar da placa e testemunharam a inauguração do Museu do Brincar (MdB).

Jornal O Ponto

"Acredito convictamente que vai trazer visitantes, iniciativas permanentes, exposições, parcerias apoiadas pelo mecenato e iniciativas cívicas, seminários e colóquios e fazer com que Vagos, um dia destes, de norte a sul do país, tenha nos outdoors a anunciar qualquer coisa como Vagos, capital portuguesa do brincar".

Palavras proferidas pelo psicólogo Eduardo Sá – padrinho do MdB – na cerimónia de inauguração, no Palácio do Visconde de Valdemouro (antigos Paços do Concelho). "As crianças estão perigosamente à beira da extinção", alertou.

Do acervo de 15 mil peças, apenas 1200 a 1500 estarão atualmente expostas, pelo que Jackas, um dos entusiastas do espaços. aconselha a visitar, anualmente, o museu e cada um dos seus recantos.

Castelo da Fantasia, Floresta, Atelier de expressão plástica, Casinha da Árvore, Casa das Bonecas (onde existe um quarto vitoriano em miniatura) e a biblioteca, com túneis e alçapões, são os espaços onde miúdos e graúdos são convidados, para além de conhecer a sua cultura e a cultura de outros povos, a brincar com diversos brinquedos. Existe ainda um auditório que poderá vir a acolher ciclos de cinema, teatro, formação de educadores ou workshops.

(fonte: http://www.noticiasdeaveiro.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário