terça-feira, 15 de maio de 2012

Design: Português vence prata em concurso mundial

Design: Português vence prata em concurso mundial

Um aluno algarvio de Arquitetura acaba de vencer o segundo lugar numa competição internacional à qual concorreram 250 projetos de 55 países. Guilherme dos Santos impressionou o júri e o público com o projeto ‘Shelter Box’, uma estrutura metálica gigante em que podem acoplar-se módulos para habitação, lojas ou escritórios.

O aluno do curso no Instituto Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, foi o único português entre os seis finalistas, selecionados pelo júri do concurso de ideias australiano ‘UrbanCollective Modular Building Design Challenge 2012’.

O projeto de Guilherme, ‘Shelter Box’ ou, em tradução livre, caixa de abrigo, é um edifício concebido numa estrutura amovível em que podem ser integrados módulos de diferentes tipologias, construídos com materiais sustentáveis e de baixo custo.

Depois da seleção feita pelo júri, os três vencedores finais foram selecionados, no passado domingo, pelo público, através do Facebook do concurso. 'Shelter Box' foi o segundo projeto mais votado, com 3.657 votos. Em primeiro lugar ficou o projeto de Akram Khelif, da Tunísia, 'MDHouse' e em terceiro lugar ficou o projeto 'House.4.U', de um coletivo da Polónia.

“A grande vantagem deste edifício é a possibilidade de potencializar o espaço”, explicou o estudante algarvio à Lusa, sublinhando que nos países nórdicos este tipo de estrutura já é utilizado, por exemplo, para residências universitárias.

Os compradores do módulo ou lote têm depois a possibilidade de acrescentar mais divisões, de acordo com as regras de segurança da estrutura, um conceito usado desde a década de 1960 no Japão, referiu.

Clique
AQUI para aceder ao Facebook do UrbanCollective Modular Building Design Challenge 2012 e AQUI para ver a apresentação do projeto (em inglês).
(fonte: http://boasnoticias.clix.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário