quinta-feira, 17 de maio de 2012

Livrarias da cidade do Porto criam "Bairro dos Livros"


Em 2001, a cidade do Porto, em Portugal, foi designada como a capital europeia da cultura, essa cidade abriga mais de 30 livrarias, com isso, livreiros e alfarrabistas se juntaram no projeto Bairro dos Livros para continuar a fazer crescer e acarinhar os leitores da cidade. Esse projeto contou com alguns anos de preparação, mas em abril deste ano foi oficialmente lançado. Esse é um momento em que a cidade mais precisa que os livreiros se unem na Baixa do Porto para fazer da rede de livrarias da cidade, lugares de partilha de conhecimento, de celebração do livro e dos leitores e de programação cultural pensada para todos os públicos.

O projeto
O projeto “Bairro dos Livros” é o espaço geográfico em que se inserem mais de três dezenas de livrarias da cidade do Porto, com vários perfis e identidades e que funcionam como pontos de encontro para os habitantes da cidade. São locais de passagem obrigatórias no roteiro cultural da cidade, assim como um íman para turistas. As livrarias aderentes são: Acadêmica, Biblioteca musical, CulturePrint, Homem dos livros, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Leitura, Lello, Livros e Coisas, Lumiére e entre outras.

Campanhas
A partir da próxima sexta-feira, dia 11, de quarta a segunda, das 10h às 20h (encerra à terça-feira), e até ao final do ano, a INCM (Imprensa Nacional Casa da Moeda) vai estar presente nas instalações da Fábrica ASA, associando-se assim às comemorações “Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura”, Guimarães também, uma cidade portuguesa. Na livraria INCM haverá um flash literário às 15h.
A cada mês o projeto tem campanhas de desconto de livros. No dia 12 de maio, as livrarias aderentes têm para os leitores a campanha “Ler é Sexy!”, em que fazem descontos de 20% numa seleção de livros considerados sexy. É um dia inteiro de descontos, animação, dança, leituras e cinema em mais de 21 locais diferentes mesmo no centro da cidade.

Seja ‘Bairrista’
Ao participar deste movimento e comprar os livros nas livrarias do Bairro ajuda o comércio tradicional e apoia especificamente uma rede de espaços onde os livros são tratados com seriedade e interesse. Ao apoiar os livreiros da Baixa ajuda também a preservar esse imenso patrimônio e conhecimento de que os antigos, os pequenos, os especializados espaços comerciais dedicados ao livro são guardiões.
Para quem é turista ou simplesmente passa pela cidade, o “Bairro dos Livros” é realizado no segundo sábado de cada mês, há um extenso programa de animação cultural que junta os livreiros a outras entidades da cidade com o intuito de viver a cidade como ela merece ser vivida.
(fonte: http://www.nosrevista.com.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário