quarta-feira, 9 de maio de 2012

Museu do Traje: Expõe novas doações



Estas novas doações são de uma fundamental importância para o Museu do Traje, para continuar a cumprir a sua missão de estudar e divulgar a identidade vianense

O Museu do Traje de Viana do Castelo acaba de inaugurar duas novas exposições com importantes doações de duas vianenses. “O amor às Festas”, Manuela Ramos: Trajes Regionais e Vestidos de Festa, e Maria Cândido Tinoco de Abreu de Lima: Bordados, Riscos e Leques estão patentes até meados de Julho.

As duas exposições mostram importantes doações de duas vianenses que, ao longo da sua vida, contribuíram para o conhecimento e a divulgação das tradições de Viana do Castelo. Manuela Ramos foi sempre uma presença marcante nos diferentes momentos das Festas da Senhora D` Agonia, pelo especial orgulho com que participava e envergava trajes à vianesa e vestidos de festa e Maria Cândido Tinoco de Abreu de Lima, com o seu talento e bom gosto na arte de bordar, contribuiu para o enriquecimento e divulgação dos Bordados de Viana do Castelo e, ao longo da sua vida coleccionou peças de artes decorativas, de que se destacam os leques.

O Museu do Traje foi criado em 1997, ocupando um edifício de arquitectura tipicamente "Estado Novo", construído em 1958 para albergar o Banco de Portugal. Em 2004 o Museu do Traje foi certificado pela Rede Portuguesa de Museus e reabriu em 2008 depois de obras de requalificação. O Museu apresenta uma nova galeria, sob o nome do etnógrafo Amadeu Costa e tem uma nova exposição permanente, duplicando a área destinada a exposições temporárias, com condições de controlo ambiental, criando ainda acessibilidades a pessoas com deficiência.
(fonte: http://regioes.maiortv.com.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário