terça-feira, 22 de maio de 2012

FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica



Uma edição em formato reduzido, que conta este ano apenas com sete dias e se inicia com um prólogo em Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, seguindo depois para a cidade natal, o Porto, onde decorre pela 35.ª vez o festival que se afirma multicultural, interventivo e cosmopolita apresenta propostas recentes do teatro nacional e internacional.

Com o prólogo, é possível entrar-se sem querer na “Box” dos Kinoa ou encontrar girafas no meio da rua com os também catalães Xirriquiteula Teatre.

Mas, oficialmente, o festival abre com os Footsbarn Travelling Theatre, grupo nómada multinacional em residência artística em Guimarães, que viaja até ao Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, para apresentar a sua “Tempestade Indiana”, inspirada n’ “A Tempestade” de William Shakespeare.

O destaque, porém, incide sobre as duas estreias absolutas desta edição: “O Doente Imaginário” num regresso dos Ensemble a Moliére, com encenação de Rogério de Carvalho, e “As Intermitências da Morte”, criado em conjunto pelo grupo brasileiro Ítaca Teatro e pelos portugueses Trigo Limpo e Quinta Parede.

Segundo Mário Moutinho, director do festival, o FITEI deste ano “é possível pelas parcerias que o festival tem e que tem reforçado”, que se fazem notar em relação a Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura e ao Festival Imaginarius, em Santa Maria da Feira, incluindo também o Teatro Nacional de São João (TNSJ), a Fundação de Serralves, o programa Manobras da Porto Lazer ou a Funarte do Ministério da Cultura brasileiro.
(fonte: http://lazer.publico.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário