quarta-feira, 2 de maio de 2012

Guimarães 2012 discute urbanismo pós-25 de Abril

No dia em que se celebra o 38º aniversário da Revolução dos Cravos, a Capital Europeia da Cultura analisa as evoluções que se registaram na paisagem urbana portuguesa depois da implantação da democracia. A conversa “O direito à cidade - políticas urbanas do Portugal democrático” vai juntar, na próxima quarta-feira, dia 25 de Abril, grandes nomes da arquitectura portuguesa em Guimarães.

Com a moderação de Nuno Grande, os arquitectos Nuno Portas, Manuel Salgado e José António Bandeirinha propõem-se a debater as diversas escalas e formas de pensar e fazer uma cidade, a propósito da exposição “O Ser Urbano, nos Caminhos de Nuno Portas”, na Fábrica ASA, às 17h30.

Nuno Portas é um dos mais conceituados arquitectos portugueses do pós-25 de Abril. O arquitecto integrou os três primeiros Governos Provisórios do pós-25 de Abril e foi o mentor do SAAL - Serviço Ambulatório de Apoio Local, um projecto que procurou realojar famílias portuguesas que habitavam nos bairros de lata, através da edificação e reabilitação de bairros sociais.

Manuel Salgado é o actual vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, e foi responsável por vários projectos arquitectónicos, entre eles, o Centro Cultural de Belém. José Bandeirinha é professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Coimbra na qual se doutorou com a dissertação 'O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974'.



“O Ser Urbano” em exposiçã
até 20 de Maio
A iniciativa insere-se na homenagem da Capital Europeia da Cultura aos mais de 50 anos de carreira de Nuno Portas. A mostra “O Ser Urbano”, baseada na sua obra, explora as formas de construção da cidade, tendo como fio condutor a vida e obra do arquitecto e urbanista.

O trabalho inclui documentação escrita, extractos de filmes, documentos históricos, entrevistas gravadas e fotografias relativas ao trabalho do arquitecto. A exposição está aberta ao público até ao dia 20 de Maio, no sector J, piso 1, da Fábrica ASA.

Neste sentido, convidamos o vosso órgão de comunicação social a marcar presença no debate “O direito à cidade - políticas urbanas do Portugal democrático”, que se realiza na próxima quarta-feira, 25 de Abril, às 17h30, na Fábrica ASA.

Relembre-se que em 2012 Guimarães é Capital Europeia da Cultura, acolhendo um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitetura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua.

Vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, Guimarães será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.
(fonte:
http://www.correiodominho.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário