quinta-feira, 17 de maio de 2012

Guimarães’2012: Um sucesso nos primeiros 100 dias

Quando em 2007, no âmbito da candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura (CEC), as previsões apontavam para 1,5 milhões de participantes, “número que foi criticado por muitos”, como referiu Carlos Martins, diretor-executivo da CEC, que o achavam “exagerado”. A verdade é que, terminado o 1.º ciclo de programação, a afluência de público aos diversos eventos da programação da CEC já vai em mais de meio milhão de pessoas e “só agora se inicia o período em que são esperados mais visitantes, que são os meses de verão”, explicou o diretor-executivo da Fundação Cidade de Guimarães (FCG), entidade responsável pelo evento.

guimaraes2012_100anos_2“Estamos muito acima do previsto para este primeiro ciclo, pelo que estamos convictos de que a previsão de 1,5 milhões de participantes vai ser ultrapassada. Para além disto, a programação é, desde já, relevante em termos estéticos e em termos culturais, sendo evidente que há novas práticas de consumo cultural nestes primeiros 100 dias de Capital Europeia da Cultura”, revelou Carlos Martins.

A quase totalidade, mais de uma centena, dos espaços onde estava previsto haver atividade cultural promovida pela CEC já recebeu programação e mais de 50 mil bilhetes já foram vendidos, ao que se junta, como disse o diretor-executivo do evento, “uma sensação positiva entre os agentes culturais e artistas do que tem acontecido e é já certo que muita da nova produção vai ter circulação no estrangeiro pós-2012”.

Reprogramação necessária


Neste balanço dos primeiros 100 dias de Guimarães’2012, o presidente do Conselho de Administração da FCG, João Serra, deu conta de que houve necessidade de reprogramar alguma das atividades previstas, por uma questão de gestão de tesouraria, dado os atrasos que as candidaturas ao ON2 têm sofrido na CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte), alvo de algumas reestruturações no âmbito do momento que o País vive.

guimaraes2012_100anos_3“O financiamento do ON2 não está em causa, pode ter atrasos, mas não está em causa”, garantiu João Serra, sublinhando que “as reprogramações são frequentes nestes eventos” e adiantando que “a proposta de reprogramação foi feita ao ON2 com valores em alta para melhorar a comunicação”, que antes era uma despesa não elegível, mas que entretanto passou a ser.

Aliás, o presidente da FCG realçou que a comunicação do evento tem sido, até ao momento, o calcanhar de Aquiles da CEC, pelo que, com a possibilidade da entrada de 2,5 a 3 milhões de euros para essa rubrica as coisas tenderão a melhorar substancialmente.



Associações necessitaram de reprogramar
João Serra explicou ainda que “o atraso na aprovação das candidaturas gera problemas de tesouraria, mas não pode atrasar a programação”, garantindo, de seguida, que “não há risco económico, pois tudo tem financiamento”, apontando “os atrasos entre a despesa efetiva e o reembolso” como principal causa de alguns problemas levantados, especialmente, ao nível do Consórcio Associativo Vimaranense, estrutura criada por diversas associações da cidade-Berço, que, como disse João Serra, “em vez de agirem irresponsavelmente, preferiram, de forma madura, reprogramar e assim contratualizar apenas de forma segura”.


O presidente da FCG ressalvou que “até agora nada do que foi feito ficou mais caro um cêntimo do que estava previsto”.

Recorde-se que o Consórcio Associativo Vimaranense é o responsável pelo segmento «Tempos Cruzados», sendo que é o financiamento para a iniciativa «Constelações», no valor de 350 mil euros, que está atrasado e que foi alvo de reprogramação. Quanto aos restantes 650 mil euros atribuídos a este segmento, e que diz respeito à iniciativa «Tempos Cruzados», as candidaturas já estão todas submetidas à CCDR-N.

Estrangeiros muito interessados
João Serra revelou ainda que Guimarães tem suscitado bastante interesse junto da Comunicação Social internacional, das cidades concorrentes a Capital Europeia da Cultura em 2017 e que “em breve” receberá a visita do secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, assim como de um grupo de deputados da Assembleia da República, da Comissão Parlamentar de Cultura. Além disto, em junho e em novembro será a CEC que vai levar alguma da cultura que se está a produzir em Guimarães até ao Parlamento português.


guimaraes2012_100anos_4A par do furor e atração que a CEC tem gerado, a autarquia vimaranense registou, nestes primeiros quatros meses de 2012, um aumento de 46% nas entradas dos museus Alberto Sampaio e Paço dos Duques, de 91% de procura no teleférico e de 196% de visitas aos postos de turismo. Em termos de visitas de turistas nacionais o aumento registado foi de 554%, enquanto o de estrangeiros cresceu sensivelmente metade do que era (52%).

Mais dois espaços já em junho
No momento em que falta apenas inaugurar dois espaços previstos para acolherem os eventos da Guimarães’2012 – a Plataforma das Artes e o Centro de Arte Contemporânea José de Guimarães, a 26 de junho – e em que no final deste mês de maio estarão submetidos quatro-quintos dos projetos à CCDR-N, os responsáveis pela CEC mostram-se satisfeitos e destacam a inauguração, no próximo dia 11, da exposição «Angelorum – Mil anos de anjos em Portugal», no Museu Alberto Sampaio, a abertura do laboratório «On/Off», na ASA, onde portugueses, galegos e brasileiros intervirão ao nível da arte urbana, e ainda a revelação pública dos designers vencedores do concurso «Fashion Hub», que terão como prémio o apoio na internacionalização das suas carreiras.


guimaraes2012_100anos_5No tocante à programação, os responsáveis pela FCG garantem uma agenda cheia e diversificada até ao fim do evento.

“Nos 237 dias que faltam, haverá uma programação aliciante, um serviço melhor e a consequência do que acontecerá em 2013”, disse João Serra, sublinhando: “O ano de 2013 será a prova de que 2012 valeu a pena”.

Nota final para a visita que Greg Richards efetua por estes dias a Guimarães com o propósito de realizar uma avaliação da CEC’2012 para a Comissão Europeia. (fonte: http://www.ptjornal.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário