terça-feira, 22 de maio de 2012

Jovens portugueses inventam camisola que dá música

earBOX, a camisola nacional que dá música (foto site)

Dois jovens de Braga inventaram e estão a comercializar camisolas com capuz, dotadas de colunas para ouvir música, um produto que hoje foi apontado como um exemplo de empreendedorismo e inovação.

Para já, João Oliveira e Pedro Filipe vendem essencialmente através da Internet e em festivais de música, mas a dupla empreendedora tem na mira o mercado do hemisfério Norte, onde as temperaturas são mais baixas e há mais utilizadores de transportes públicos, de bicicletas e de «segways».

O secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Oliveira, elogiou o produto, mas incitou os jovens a entrarem rapidamente e em força no mercado, lembrando que estão perante uma espécie de «corrida contra o tempo.

«É que amanhã os chineses podem fazer isto», referiu.

Carlos Oliveira, que falava na Universidade do Minho (UMinho), numa iniciativa inserida na Semana do Empreendedorismo e Inovação, promovida pelo Governo, reiterou que Portugal precisa de aproveitar «muito melhor» o conhecimento gerado nas universidades para criar riqueza.

Para o governante, é «fundamental» universidades e empresas trabalharem em conjunto, concertando uma aposta na inovação e no empreendedorismo, para o país faturar mais e aumentar as exportações.

«Temos de ser menos avessos ao risco e compreender que as falhas fazem parte do processo de empreendedorismo», apelou.

Antigos estudantes da UMinho, João Oliveira e Pedro Filipe arriscaram nas camisolas com capuz dotadas de colunas e estão dispostos a arriscar ainda mais.

«Para já, isto ainda funciona com fios, mas pensamos evoluir para o wireless», assegurou Pedro Filipe.

As camisolas são 100 por cento em algodão e as colunas, «escondidas» no capuz, são revestidas a cortiça.

O preço de venda varia entre os 30 e os 100 euros.
(fonte:
http://www.tvi24.iol.pt)

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