quarta-feira, 9 de maio de 2012

15.º Festival de Jazz de Valado dos Frades

Mário Laginha Trio

O Festival de Jazz de Valado dos Frades é um dos mais concorridos do país. A mais-valia é a aposta forte na divulgação dos músicos nacionais e de novos projectos. Para a 15.ª edição, convidou gente como Mário Laginha ou Tahina Rahary.

A abertura (dia 4) é feita pelo português. Mário Laginha talvez seja mais conhecido como pianista de jazz, mas essa etiqueta é demasiado redutora para a sua visão. Prova disso é "Mongrel", disco construído a partir de excertos que Laginha pediu "emprestados" a Chopin. Alterou melodias, deslocou compassos, personalizou harmonias e abriu espaço à improvisação (que também era cara ao polaco).

O segundo dia (5) é preenchido por linguagens jazzísticas em rota de fusão com a música de Madagáscar. A proposta é de Tahina Rahary, que nasceu na ilha africana mas vive em Portugal.

Ao terceiro dia (6), o festival oferece o palco a formações de alunos de diferentes escolas de jazz, com a Academia Municipal das Artes da Nazaré como anfitriã.

O jazz continua no fim-de-semana seguinte com o Manuel Beleza Terceto (11). O grupo formado por órgão Hammond, saxofone e bateria apresenta "Para Além de Mim...".

No último dia de festival (12), Joana Rios formula "3 Desejos", nome do mais recente trabalho, e mostra por que razão a sua desenvoltura entre o jazz e a pop lhe valeu um lugar no Womex.

Valado dos Frades, Biblioteca de Instrução e Recreio - R. Prof. Xavier Coelho
04-05 a 12-05. Sexta, sábado e domingo às 22h00 (dia 6 às 16h30).       
€6 a €10 (sujeito a desconto)
(fonte: http://lazer.publico.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário