quarta-feira, 9 de maio de 2012

Guimarães2012: Projeto Sonores da Capital Europeia da Cultura



Um novo som de rádio está a ser emitido de Guimarães através do projeto Sonores, uma reflexão "articulada à volta da ideia de rádio", desenvolvida ao abrigo da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012.

A partir da antiga fábrica têxtil ASA, renovada para a CEC, um "cockpit" de rádio emite concertos, ciclos de conferências e peças radiofónicas.

"Este projeto parte de uma reflexão articulada à volta da ideia de rádio enquanto território de transmissões capaz de enviar e receber sonoridades", explicou à Agência Lusa Jonathan Saldanha, responsável pelo projeto.

Cláudia Martinho e Mathieu Herbelin criaram o protótipo de uma "cápsula acústica de transmissão para a rádio", um "autêntico cockpit", donde está a ser emitida uma "programação em torno dos conceitos som e transmissão".

O projeto Sonores "cresceu à volta da realidade do som" daí toda a programação, esclareceu Jonathan Saldanha, "confluir para o tratamento do som no espaço".
Apesar do arranque "lento", o responsável adiantou que "a emissão começa a ter visibilidade".

Disponível na área de Guimarães na frequência 90.9, a Rádio Sonores tem uma emissão "livre, sem horários rígidos na qual não há uma regularidade ao contrário das rádios formais".

Apesar da "liberdade", há programas com "hora certa" como concertos ou peças radiofónicas criadas para este projeto.

"Temos convidados desde escritores a músicos portugueses, norte-americanos, franceses e espanhóis", informou o responsável.

A Rádio Sonores vai ter emissão em frequência de rádio até 12 de maio, dia em que Jonathan Saldanha emite um concerto com o coletivo "Outra Voz".

Depois de 12 de maio, continuará a ser possível acompanhar o projeto Sonores através da página www.sonores2012.org
(fonte: http://www.portocanal.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário