terça-feira, 22 de maio de 2012

João Pedro Filipe vence concurso de moda da Capital Europeia da Cultura

 
João Pedro Filipe recebeu o prémio Young Creative Fashion Entrepreneur, galardão atribuído pela Plataforma de Moda – Fashion Hub de Guimarães 2012, conjuntamente com The British Council. O designer de calçado foi o eleito entre os seis finalistas que integram o projecto Plataforma de Moda – Fashion Hub de Guimarães 2012. O projecto tem como principal objectivo projectar, internacionalmente, a indústria têxtil e o design de moda da região.
No âmbito deste prémio, João Pedro Filipe participará, em Setembro de 2012, numa visita ao Reino Unido onde terá a oportunidade de desenvolver contactos com a indústria de moda britânica. O designer de calçado assistirá ainda aos eventos integrados na London Fashion Week, um dos mais prestigiados certames do sector da moda. Formado em Design de Moda pelo CITEX, no Porto, João Pedro Filipe complementou a sua formação, em 2008, com uma Pós-Graduação no Programa Internacional de Design de Moda, no Institut Français de La Mode (IFM), em Paris, tendo estagiado no atelier de Felipe Oliveira Baptista, actualmente director criativo da Lacoste.
O designer foi ainda seleccionado pela Louis Vuitton, para a execução de um projecto de calçado e acessórios. Ao longo do seu percurso profissional, João Pedro Filipe tem vindo a acumular prémios sucessivos, vencendo, por exemplo, os concursos “Novos Talentos Optimus” e “Jovens Criadores Portugal de Moda” da FIL. Em 2010, abriu o estúdio “João Pedro Filipe”, apostando na transformação de clássicos para uma linguagem contemporânea.
 
Guimarães 2012 será também capital da moda
Os seis representantes da Plataforma da Moda – Fashion Hub – os restantes são Rita Afonso, Ricardo Andrez, Maria Azevedo, Carina Duarte e Mariana Morgado – foram escolhidos entre os mais de 30 candidatos ao desafio lançado pela Capital Europeia da Cultura. Os jovens designers de moda da região norte desenvolverão as suas colecções, contando com o apoio e aconselhamento de especialistas da área.
 
O programa da Plataforma de Moda – Fashion Hub está dividido em dois eixos principais: os Fashion Hub Pops Up, acções que vão permitir a interacção entre os designers e o público durante o desenvolvimento criativo das colecções e a Agenda de Moda, que permitirá envolver a indústria, as empresas e os designers, através da realização de inúmeros eventos. Guimarães 2012 marcará ainda presença em feiras internacionais e será responsável pela organização de inúmeras exposições, mesas redondas e até um fórum de tendências das empresas portuguesas.
Relembre-se que em 2012 Guimarães é Capital Europeia da Cultura, acolhendo um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua. Vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, Guimarães será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países. (fonte: http://www.centraldeinformacao.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário