terça-feira, 22 de maio de 2012

Alexandre Desplat ensina a compor música para cinema em Guimarães



Alexandre Desplat, um dos mais requisitados compositores para cinema da actualidade, está em Guimarães de 25 a 27 de Maio. O compositor francês é convidado da Capital Europeia da Cultura, que lhe dedica um ciclo de programação. Além da exibição de uma selecção de filmes, Desplat dá um concerto e uma masterclass sobre composição para cinema. Trata-se de uma oportunidade única para conhecer o responsável pela banda sonora do vencedor do Óscar de Melhor Filme do ano passado, “O Discurso do Rei”.

O ciclo abre com a exibição de “A Better Life”, um filme de Chris Weitz - inédito em Portugal -, no dia 25, às 21h30, no São Mamede. No sábado, dia 26, o Centro Cultural Vila Flor apresenta Alexandre Desplat e o seu Traffic Quintet, num concerto em que interpretam algumas das mais famosas obras do compositor e do cinema francês. Domingo, dia 27, o destaque vai para a masterclass de Desplat sobre composição musical para cinema, às 15h30, no mesmo palco e aberta ao público. O programa encerra com a exibição do filme “De tanto bater, o meu coração parou”, às 18h00, no São Mamede.


No topo da composição para cinema
O compositor francês, que se destacou nas suas colaborações com Jacques Audiard, ascendeu ao topo da composição para cinema com as colaborações em filmes de língua inglesa. Nomeado quatro vezes ao Óscar de Melhor Banda Sonora - por “O Discurso do Rei” (2011), “Fantastic Mr. Fox” (2010), “O Estranho caso de Benjamin Button” (2009) e “A Rainha” (2007) -, a sua versatilidade tem-lhe permitido trabalhar em diferentes registos. Entre os seus trabalhos mais recentes, constam títulos como “Nos Idos de Março”, “A Árvore da Vida” e as duas partes do último capítulo da saga Harry Potter.

Relembre-se que em 2012 Guimarães é Capital Europeia da Cultura, acolhendo um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua. Vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, Guimarães será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países. (fonte:
http://www.correiodominho.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário