terça-feira, 15 de maio de 2012

Novo álbum de António Zambujo chega aos EUA

"Quinto", o novo álbum de António Zambujo, vai ser editado nos Estados Unidos em setembro pela World Village, disse hoje à Lusa o fadista, que atuou no fim-de-semana em Nova Iorque, num concerto que cativou o público.

A convite do World Music Institute, Zambujo atuou na noite de sábado no Skirball Center, sala de espetáculos da Universidade de Nova Iorque, para cerca de 600 pessoas, onde tocou músicas sobretudo dos dois anteriores álbuns, "Guia" e "Outro Sentido", ambos já editados nos Estados Unidos.

O concerto foi como uma sequência cronológica daquelas que apresentou ao público nova-iorquino, entre eles muitos portugueses residentes na cidade norte-americana, como suas principais influências: fado e folclore português, jazz e sons do Brasil e de África.
Zambujo começou sozinho em palco, cantando e tocando à guitarra "Daquela Janela Virada para o Mar", passando depois ao fado "Loucura" já como seu conjunto e, depois, a temas de Vinicius de Moraes e Amália Rodrigues.

O público não encheu totalmente a sala, mas mostrou-se entusiasmado, entoando temas como "Nem às Paredes Confesso", com Zambujo acompanhado sempre por Luís Guerreiro na guitarra portuguesa e por Ricardo Cruz no contrabaixo.

Já na segunda parte do espetáculo, em que o conjunto tocou principalmente temas de "Guia", o cavaquinho de Jon Luz acrescentou à atuação os tons da música cabo-verdiana.
Ovacionados de pé, os músicos voltaram ainda para um "encore", em que Zambujo, sozinho em palco, tocou e cantou mais um fado antes de um último tema com todo o conjunto.

Depois de dois concertos com um alinhamento semelhante em Boston e Rhode Island, Zambujo mostrava-se no final satisfeito com a atuação, a segunda em Nova Iorque desde o ano passado, planeando voltar no início de 2013 para apresentar o novo álbum, "Quinto".
"Os concertos têm corrido bem e acho que [os álbuns] têm vendido bem. Notamos por causa da afluência do público aos concertos. Estão cheios, é porque os álbuns são vendidos", disse à Lusa o fadista, natural de Beja.

Tal como "Outro Sentido", "Guia" e "Primeiro Canto", o novo álbum será editado pela World Village, em setembro.

"Os Estados Unidos são sempre um mercado importante, uma grande potência. Se nos aceitam, é muito bom para nós", adiantou Zambujo.

"Em princípio, todos os anos viremos [aos Estados Unidos], pelo menos uma vez. Agora [voltaremos] na altura em que sair o disco cá", disse ainda.

O fadista atuou recentemente na Bélgica e Holanda e regressa agora a Portugal, para um espetáculo em Beja, partindo depois para a Alemanha, e diz que os diversos festivais por onde tem passando vão trazendo novas influências para a sua música.

"Tocamos muito em festivais de World Music ou Jazz, assistimos felizmente a muitos concertos e, inevitavelmente, alguns concertos acabam sempre por influenciar um pouco a música", afirmou, explicando: "A minha maneira de cantar vai mudando também em função daquilo que oiço".

Para o próximo álbum, Zambujo diz ter como ideia gravar com uma orquestra pela primeira vez.

Quinto, com a chancela da Universal Music em Portugal, mantém na equipa autoral nomes que anteriormente colaboraram com o músico, como Maria do Rosário Pedreira, João Monge, Ricardo Cruz, Rodrigo Maranhão, Márcio Faraco, José Eduardo Agualusa e um estreante, Pedro da Silva Martins, membro dos Deolinda, que assina "Queria conhecer-te um dia" e "Algo estranho aconteceu".

António Zambujo, por seu turno, assina a música de "Flagrante", com letra de Rosário Pedreira, e "Noite estrelada", de João Monge.

"Quinto" - porque é o quinto álbum do intérprete, que conta já no seu palmarés com um Prémio Amália para Melhor Fadista -integra 14 temas, metade deles gravados ao vivo em janeiro, no Centro de Artes de Sines.
(fonte: http://diariodigital.sapo.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário