quinta-feira, 17 de maio de 2012

“Tempestade Indiana” atinge Guimarães 2012

 
A Footsbarn Travelling Theatre – uma das mais emblemáticas companhias internacionais de teatro itinerante – apresenta nos próximos dias 21, 22 e 23 de Maio, “Tempestade Indiana”, uma adaptação do clássico “Tempestade”, de William Shakespeare. A peça, que mistura teatro, música e magia, foi criada propositadamente para a Capital Europeia da Cultura e vai percorrer alguns dos mais importantes palcos internacionais, como The Globe (Londres) ou Carré Theatre (Amesterdão), até chegar à Índia, a região que inspirou toda a narrativa.
 
“Tempestade Indiana” envolve 10 actores de sete países: Índia, França, Inglaterra, Polónia, Bósnia, Suécia e Irlanda. Sob a direcção artística de Paddy Hayter, a história dos Footsbarn ultrapassa as barreiras linguísticas, sendo contada em inglês, francês, sânscrito e malavalam (língua oficial do Kerala, estado indiano).
 
A reinterpretação da narrativa de vingança e amor, dor e reconciliação, recupera a ilha encantada – povoada por demónios e espíritos – de Próspero, duque ancião de Milão. Numa tempestade de música ao vivo e de cor, em que as personagens vestem tecidos da Índia e das fábricas têxteis de Guimarães, os Footsbarn apelam à reflexão sobre aspirações humanas como o desejo, a lealdade e a liberdade.
 
“Tempestade Indiana” resulta de uma co-produção da Footsbarn Travelling Theatre e de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, em parceria com Abhinaya Theatre Village (Trivandrum – India). Os bilhetes para o espectáculo, que tem lugar no Chapitô da companhia, instalado no Parque Desportivo de Creixomil, em Guimarães, estão disponíveis, por cinco euros, no CCVF, FNAC e Bilheteira Online.

700 vimaranenses passaram serão com os Footsbarn
Nos últimos três meses, a companhia de teatro tem estado acampada no Parque Desportivo de Creixomil, em Guimarães, organizando diversas actividades com a comunidade. Nos serões com os Footsbarn estiveram cerca de 700 pessoas, que puderam contactar com os actores e visitar o chapitô. A companhia organizou ainda visitas para as escolas da região e foi responsável pelo “Assalto Ao Castelo”, evento de inauguração da exposição Castelo em 3 Actos, integrado no programa de Guimarães 2012.
 
Relembre-se que em 2012 Guimarães é Capital Europeia da Cultura, acolhendo um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua. Vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, Guimarães será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países. (fonte: http://www.centraldeinformacao.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário