segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra 2012



Emblemático a nível nacional para qualquer amante de jazz, o festival mantém como força motriz o contacto do público com grandes nomes: Joe McPhee e Atomic estão entre os convidados da décima edição.

Aos 72 anos, o norte-americano John McPhee mantém-se como figura incontornável da linha frente do jazz mundial. É conhecido por deambular pelo "free jazz" em regime de improvisação, eclectismo e muita criatividade. Ele é o convidado especial dos três concertos do Trespass Trio, um grupo sueco amante destas referências.

O concerto que se segue também obedece à fórmula trio + convidado: o sentido de exploração livre do pouco Open Field eleva-se a outro patamar com a adição do violino de um grande improvisador: Carlos Zíngaro. Com quatro décadas de carreira e mais de meia centena de discos editados, o violinista e compositor é um dos mais reconhecidos improvisadores portugueses, dentro e fora de portas.

A sua presença no Jazz Ao Centro passa também por uma actuação a solo no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. O remate do festival é feito por um dos projectos mais representativos do dinamismo do jazz escandinavo: Atomic.

A secção rítmica é formada pelos noruegueses Ingebrigt Håker-Flaten (contrabaixo) e Paal Nilssen-Love (bateria), aos quais se juntam Pete Fredrik Ljungkvist (saxofones), Magnus Broo (trompete) e Håvard Wiik (piano).
(fonte: http://lazer.publico.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário