segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Literatura - “O teu rosto será o último”



O primeiro romance do escritor João Ricardo Pedro, “O teu rosto será o último”, vencedor do Prémio LeYa 2011, é editado em Maio.

João Ricardo Pedro foi o primeiro português a ser distinguido com o Prémio LeYa, no valor de cem mil euros.

"O romance deverá sair em Maio, por altura da Feira do Livro de Lisboa", disse à Lusa fonte da administração do grupo.

Sobre “O teu rosto será o último”, o júri do prémio, presidido por Manuel Alegre, salientou a “composição delicada de histórias autónomas, que se traçam em fios secretos”, considerando que o romance, “apoiado em imagens fortes, constrói um perturbador painel do presente português”.
Os jurados sublinharam também o “referencial erudito” e o “poder de imaginação” que o romance evidencia.


João Ricardo Pedro, nascido em Lisboa em 1973, engenheiro electrotécnico, casado, pai de dois filhos, decidiu escrever porque se encontrava desempregado, disse à Lusa em Outubro, quando a LeYa anunciou o vencedor.

O romance “O teu rosto será o último” relata a história de uma criança nascida em Portugal no período da Revolução do 25 de Abril e segue o seu percurso até aos 17 anos, acompanhada pela família.

O Prémio LeYa foi criado em 2008 e já distinguiu a obra “O rastro do jaguar”, do brasileiro Murilo Carvalho, e “O Olho de Hertzog”, do moçambicano João Paulo Borges Coelho. (fonte: http://www.hardmusica.pt/noticia_detalhe.php?cd_noticia=11468)

Sem comentários:

Enviar um comentário