terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Festival de Berlim: Estreia 'Tabu', de Miguel Gomes

O filme 'Tabu', de Miguel Gomes, será exibido em estreia mundial a 14 de Fevereiro no Festival de Cinema de Berlim, marcando o regresso de Portugal à competição do importante certame, após um interregno de 12 anos.



O último trabalho do realizador português foi um dos 18 filmes de 23 países seleccionados para a corrida ao Urso de ouro e de prata da Berlinale, ombreando com nomes consagrados como Steven Soderbergh, Brillante Mendoza, Billy Bob Thornton, Benoit Jacquot, Stephen Daldry e os irmãos Paolo e Vittorio Taviani. A 62ª edição do festival decorrerá de 09 a 19 de Fevereiro.

A competição oficial será, aliás, uma mistura de nomes de realizadores já bem conhecidos do grande público e de jovens cineastas, destacou o director do certame, Dieter Kosslick, durante a apresentação do programa, hoje, na capital alemã.

'Tabu', uma história de amor e crime em redor da vida de uma idosa que mora num prémio em Lisboa e, quando era jovem, teve uma vida atribulada em Moçambique, "remete-nos, em retrospectiva, para o tempo colonial português, e traz também África ao festival", disse Kosslick aos jornalistas.

Miguel Gomes e os protagonistas do filme, Carloto Cotta, Laura Soveral, Teresa Madruga e Ana Moreira, estarão em Berlim para apresentar 'Tabu' na conferência de imprensa que habitualmente se realiza poucas horas antes da estreia dos filmes em competição.

Ex-crítico de cinema, Miguel Gomes já tinha estreado a sua anterior longa-metragem, 'Aquele Querido Mês de Agosto', na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, em 2008, e este filme passou depois em mais de 40 festivais, conquistando vários prémios.

Portugal tinha estado pela última vez no concurso oficial da Berlinale em 1999, com 'Glória', de Manuela Viegas, que passou praticamente despercebido ao grande público.

O júri de oito elementos, presidido pelo cineasta britânico Mike Leigh, divulgará, a 18 de Fevereiro, os vencedores dos galardões em disputa, na gala de encerramento da competição, no Berlinale Palast.
(fonte: correiodamanha)

Sem comentários:

Enviar um comentário