segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Gastronomia Portuguesa: Portugal no Mundo


Cinco dias, cinco chefs

Sob o lema Portugal no Mundo, começa hoje a 2.ª Semana Gastronómica da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Entre palestras, demonstrações e animação cultural, vai ser possível ao público jantar menus confeccionados por cinco chefs portugueses e estrangeiros que “defendem os nossos ingredientes e as nossas técnicas no mundo”.
Dois deles detentores de estrelas Michelin: Aimé Barroyer (restaurante Tavares, Lisboa) e George Mendes (restaurante Aldea, Nova Iorque).

“O projecto foi integralmente organizado pelos alunos finalistas de Gestão e Produção de Cozinha”, diz Lídia Serras, directora da escola. “Tentamos desenvolver neles a capacidade de organização e estamos muito orgulhosos de que o tenham conseguido numa iniciativa com esta dimensão.”

As manhãs serão ocupadas com palestras, onde se incluem temas tão diversos como Gastronomia do Japão (Tatsuo Arai, da embaixada do Japão) ou Alimentação para Celíacos e Diabéticos (Luís Gardete e Marina van Zeller); nos fins de tarde (às 18h), haverá demonstrações de confecção de produtos de pastelaria, chocolate e bombons ou de cozinha asiática, seguidas de concertos e mostras de pintura e fotografia. A terminar cada dia, será servido um jantar criado pelos chefs convidados em parceria com os alunos finalistas.

Para a tarde de hoje, está prevista uma demonstração de pastelaria por Joaquim Sousa, chef pasteleiro do hotel The Oitavos, seguida da actuação do grupo de música portuguesa Maltês. À noite, o jantar estará a cargo de Aimé Barroyer. A manhã foi dedicada à conferência da investigadora Sofia Guedes Vaz, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sobre Desperdício Alimentar.

Paulo Morais (Restaurante Umai, Lisboa), Luís Figueiredo (formador da escola) e Nuno Diniz (York House, Boutique Hotel, Lisboa) são os chefs que se seguem nos jantares dos próximos dias. A encerrar, na sexta-feira, o menu do chef George Mendes, que veio de propósito de Nova Iorque para participar. Conta a directora: “Um dos nossos alunos fez lá o estágio, criaram uma relação de trabalho tão boa, que o convenceu a vir cá.” Para Lídia Serras, “a escola também é isto”.

(fonte: http://lifestyle.publico.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário