quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Abrantes: Galeria Municipal de Artes - “Alegorias & Heteronímias” de José D’Alexandre



“Alegorias & Heteronímias” de José D’Alexandre é a exposição que vai ser inaugurada dia 28 de Janeiro (sábado), às 16h00, na Galeria Municipal de Arte. Ficará patente ao público até dia 24 de Fevereiro.

Após a inauguração será realizada uma homenagem e “contumácia” pelos artistas Cardoso e Nunes da Rocha, cujos trabalhos também integram a exposição.

Esta colectiva tem como mote a vida e obra de José D’Alexandre, natural de Mação e artista plástico. Expôs pela primeira vez em 1980 em Abrantes, numa colectiva de artes plásticas que decorreu no Convento de S. Domingos. Participou em bienais na Festa do Avante. Mostrou a sua obra em colectivas e exposições individuais no concelho de Mação e na zona metropolitana de Lisboa. Como escultor desenvolveu também uma significativa obra. Ilustrou e criou capas de livros. Concebeu e realizou cenografias para teatro. Também faz trabalhos na área da fotografia e vídeo.

Cardoso é professor de Educação Visual e de Educação Tecnológica – Artes Gráficas. Foi formador do IEFP. Trabalhou em várias agências de publicidade. Actualmente, é Professor Bibliotecário na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos, em Lisboa, escrevendo regularmente artigos para vários órgãos de comunicação social sobre património, arte e turismo cultural. Expôs pela primeira vez em 1980, na Colectiva de Artes Plásticas, no Convento de S. Domingos em Abrantes. Em 1982 e 1983 expôs no Museu Dr. João Calado Rodrigues, em Mação. Como artista plástico, esteve presente individual e colectivamente em exposições de várias Galerias institucionais e particulares por todo o país, mas também no estrangeiro. Desenvolve ainda trabalhos na área da escultura, cinema de animação e animação cultural.

Nunes da Rocha é pintor e escritor. Tem um Mestrado em Teoria da Literatura, pela Universidade de Lisboa com a dissertação: Poetas e Carpinteiros – Uma reflexão sobre a utilidade da poesia a propósito da vontade de rir de Alberto Caeiro quando leu versos de um poeta místico e um Doutoramento em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa com a tese “Como construir um leitor de poesia”. Tem quase toda a obra publicada na editora “& etc” desde 1990, com Tráfico de Rimbaud na Costa Portuguesa, até Cova Funda, 2011. Publicou ainda nas revistas Colóquio Letras da Fundação Calouste Gulbenkian.

Horário da Galeria: de terça a sábado, da 10 às 12h30 e das 14 às 18h30.
(fonte:
http://www.cidadetomar.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário