segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Exposição: “Trabalho” - Espaço Chiado 8



Inaugurou esta Sexta-feira, 20 de Janeiro, no Chiado 8 – espaço dedicado à Arte Contemporânea cuja programação está a cargo da Culturgest – a exposição “Trabalho”, de Ana Santos.

Ao entrarmos nesta galeria depressa somos invadidos por uma “estranheza”, que a própria artista assume ser natural. Seguidamente, sentimos uma certa familiaridade para com o abstracto que aqui está representado.

A artista, que se licenciou em Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto (2005), pegou, entre outros elementos e objectos, em simples “hula hops” ou retrovisores para os reinventar através das mais diversas recombinações.

O que eles significam e transmitem? Aquilo que cada um quiser. Ana Santos não cria com o intuito de passar qualquer mensagem ou instalar, através da sua arte, qualquer dogma. “Quanto mais me concentro durante o processo de criação de uma dada obra, mais significados ela poderá ter para a pessoa que a observar”, afirmou a artista ao Hardmusica.

Para além de objectos que um dia tiveram uma função prática e que agora dão vida a estas esculturas, este espaço encontra-se preenchido também por reinvenções e transformações de materiais como o papel, a madeira ou o mármore.

A vontade de trabalhar materiais como estes cresce em Ana Santos devido, muitas vezes, à simples curiosidade de experimentar.

A exposição “Trabalho” é composta por formas e traços simples, aparentemente desprovidos de qualquer significado e de difícil compreensão, especialmente para quem não tem qualquer ideia prévia daquilo que aqui vai ver.

“Esta é uma exposição densa”, confessa a artista de 30 anos, “é uma exposição que requer tempo e exige atenção aos detalhes, para que se perceba a surpresa de cada peça que reside na articulação dos materiais.”

De destacar nesta exposição, a peça que ocupa a última sala. Diferente das outras por ter sido pensada especialmente para o espaço que viria a habitar, é composta por várias tiras de papel onde o jogo entre a textura, as luzes e as perspectivas resulta num bonito e misterioso cenário visual.

“Trabalho”, exposição com curadoria de Bruno Marchand, estará patente no Espaço Chiado 8 até ao dia 30 de Março de 2012.

(fonte: http://www.hardmusica.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário