terça-feira, 24 de janeiro de 2012

2º Festival GUIdance - Guimarães

Este ano celebra-se a segunda edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea de Guimarães, o GUIdance, inserido nos eventos da Capital Europeia da Cultura 2012, entre dia 01 e 11 de Fevereiro, com companhias internacionais e de novo, como no ano passado na primeira edição, com ênfase nas criações nacionais.

Nesta edição, este festival trás até nós uma série de estreias internacionais, e também nacionais, de companhias como a célebre les ballets C de la B (Bélgica), com o espectáculo “Au-Delà” com coreografia de Koen Augustijnen.

Uma parceria entre o Zita Swoon Group e a companhia Rosas de Anne Teresa De Keersmaeker (Holanda), apresenta a obra intitulada “Dancing with the Sound Hobbyist”.
Será também apresentada a peça coreográfica “Island of No Memories”, de Kaori Ito (Japão), e marcará presença a companhia Peeping Tom (Bélgica), com “For Rent”. Isto no que respeita a companhias e bailarinos estrangeiros.

A nível nacional teremos, “Um Gesto Que Não Passa de Uma Ameaça”, dos bailarinos Sofia Dias e Vitor Roriz - a única que não será uma estreia. “Identidade”, de Rafaela Salvador, “O Nada”, da Companhia Integrada Multidisciplinar e “A Ballet Story” de Victor Hugo Pontes.
Existirá também algumas outras actividades paralelas inseridas no festival, que iniciam no dia 31 de Janeiro, às 21:30 no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor.

Na conferência de imprensa desta manhã, dia 23 de Janeiro, José Bastos, director do Centro Cultural Vila Flor, afirmou que "A programação do GUIdance em ano de CEC é uma responsabilidade acrescida", pois segundo ele, quer-se "afirmar o festival procurando chegar a um patamar mais elevado e de forma mais rápida".
No que se refere a esta edição, o programador da área das Artes Performativas da Capital Europeia da Cultura, Marcos Barbosa, disse, "nesta segunda edição do GUIdance há equilíbrio entre a dança de renome internacional e aposta clara nos novos valores da dança portuguesa".

Segundo Carlos Martins, "este festival, que foi criado já depois da candidatura a Capital Europeia da Cultura (CEC) mas que ganhou embalo e ritmo" com o evento, é uma "boa metáfora do que pode ser uma CEC para uma cidade".
Já a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Francisca Abreu, defendeu que este tipo de iniciativa tem por objetivo "fixar os mais jovens em Guimarães e em Portugal através da cultura".

O preço dos bilhetes para os espectáculos do Festival de Dança Contemporânea varia entre os 10, os 12 e os 50 euros, sendo possível ainda adquirir um "passe" para todos os eventos por 55 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário