terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fundação Calouste Gulbenkian: "Fernando Pessoa - Plural como o universo"


Já se sabia que a exposição "Fernando Pessoa - Plural como o universo" que esteve no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, onde foi vista por mais de 250 mil pessoas, iria viajar para Lisboa em 2012 à boleia do ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal. Agora, sabe-se também que vai ser inaugurada a 9 de Fevereiro na Fundação Calouste Gulbenkian, ali ficando até 30 de Abril. Resultado de uma colaboração entre a Gulbenkian, a Fundação Roberto Marinho e o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, a exposição tem como leitmotiv "a viagem marítima" e é comissariada por Richard Zenith, especialista na obra do poeta, juntamente com o académico brasileiro Carlos Felipe Moisés.

"Fernando Pessoa - Plural como o universo" é uma exposição interactiva: pretende-se que o visitante tome parte e seja cúmplice, nem que seja só simbolicamente, de um passeio pela vida e pela obra do escritor e dos seus heterónimos, através de textos, imagens e vídeos. Os curadores Richard Zenith e Carlos Felipe Moisés e o cenógrafo Hélio Eichbauer mostraram interesse em que haja em Lisboa uma "maior riqueza de acervo".


"Recorrendo à Casa Fernando Pessoa, à Fundação Gulbenkian e à Biblioteca Nacional será possível enriquecer a exposição com mais obras de arte, livros e eventualmente manuscritos", lembrou há tempos ao PÚBLICO Inês Pedrosa, a directora da Casa Fernando Pessoa. Além do catálogo da exposição, será lançado um livro intitulado "Fernando Pessoa: o editor, o escritor e os seus leitores", com um conjunto de 50 depoimentos pedidos a igual número de personalidades portuguesas e estrangeiras que dão conta da sua relação com a obra do poeta.

(fonte: http://ipsilon.publico.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário