quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Termas das Caldas: Ciclo de cinema do Centenário do Turismo


Desde outubro que a Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal exibe, na Cinemateca, em Lisboa, sessões de documentários de turismo, numa série intitulada “Imagens de Portugal”, integrada na programação nacional a decorrer até maio. Neste mês de janeiro, o ciclo chega ao fim com uma sessão, dia 26, pelas 19h30, que percorre a história do termalismo e dos sanatórios para tratamento da tuberculose com seis filmes dos anos vinte a sessenta, num dos quais se exibem imagens das Caldas da Rainha, captadas pelo realizador Cândido da Costa Pinto, no documentário “A Nossa Riqueza Termal”, de 1961, com duração de vinte minutos.

Trata-se de uma sessão sobre a “paisagem que cura”, das águas e dos ares, imagens raras dos sanatórios e das termas, no primeiro caso quando a tuberculose grassava nas grandes cidades e dois documentários mostrando a evolução das infraestruturas termais e a ligação, cada vez mais importante, com o turismo.

Nesta sessão será protocolado mais um restauro de um filme histórico turístico, entre a Comissão Nacional e a Cinemateca Portuguesa, desta vez uma película relacionada com a história da antiga FNAT (atual Fundação INATEL). Estará presente o caldense Jorge Mangorrinha, presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal.

As comemorações decorrem desde o início de 2011 e prolongam-se até maio de 2012, sendo marcadas pelo Congresso do Centenário, realizado no passado mês de maio, em Lisboa, mais de três dezenas de encontros técnico-científicos, em todo o país, onze exposições ou mostras, que já ultrapassaram os cem mil visitantes, um conjunto de passeios e, ainda, passatempos e concursos.
O Centenário do Turismo em Portugal tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio do Governo de Portugal, cujo executivo anterior confiou na Comissão Nacional o cumprimento do programa das comemorações.
(fonte: http://www.jornaldascaldas.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário