segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
DSECTION - Moda masculina "from Portugal" com amor
Filipe Fangueiro, de 26 anos, e Paulo Meixedo, com 22, cruzaram-se há três anos, em Lisboa. A ideia de criar uma revista de moda masculina não foi imediata. Aliás, estava, na altura, ainda tão longe quanto os seguidores que, mais tarde, viriam a conquistar. Filipe, jornalista de formação, somava estágios e empregos com pouca estabilidade. Paulo, licenciado em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes, viu o bichinho da moda renascer com a colaboração na alemã Zoot Magazine.
Hoje reconhecem que o arranque deste projecto, com a criação de um portal de moda masculina que actualizavam diariamente, foi fruto de um fermentar de "ideias e gostos similares", mas também um resultado das circunstâncias. "[Este projecto] nasceu, em parte, da necessidade de fazer o meu próprio trabalho - pela conjuntura actual, por estar farto de andar de trabalho em trabalho, de não conseguir criar raízes com ninguém e de não ser reconhecido no que fazia", afirma Filipe. Foi um "ou agora ou nunca" que o nome DSECTION (da palavra inglesa para dissecação) materializou, quer pela vontade de fazer algo "diferente" em Portugal, quer pelo objectivo de explorar a fundo o universo da moda masculina.
O projecto começou em português, mas, um mês depois, para atender a pedidos vindos dos quatro cantos do mundo, passou a comunicar totalmente em inglês. "Começámos a ver que o público era maioritariamente estrangeiro. Recebemos mensagens de muitas pessoas que diziam gostar muito do nosso trabalho, mas que não percebiam o que escrevíamos", contam. Às exigências de admiradores, juntaram-se os primeiros incentivos a uma DSECTION em formato palpável e que fosse distribuída além fronteiras. "Nunca tínhamos posto a hipótese de fazer uma revista impressa", confessa Paulo. "Foi um projecto criado aos poucos - desde termos chegado ao online, até àquilo a que hoje chamamos "o bebé".
O dia em que tropeçaram em Formichetti
Em Maio, os dois percorriam as ruas de Paris quando avistaram Nicola Formichetti - a mente criativa da Thierry Mugler, o director da Vogue Japão e o homem responsável pelos looks excêntricos de Lady Gaga. Sem nada a perder, contactaram-no, ainda que sem muita esperança de obter resposta. "Ele disse 'Adorei o vosso trabalho e quero fazer algo para vocês'. Foi aí que pensámos em aproveitar o facto de irmos trabalhar com ele para lançar a primeira edição impressa com o próprio Formichetti na capa", conta Filipe. Daí ao lançamento da revista em papel, a oito de Setembro, foram quatro meses de trabalho árduo.
Ao primeiro número, a DSECTION começou a ser distribuída em várias cidades europeias, entre as quais Madrid, Paris, Milão, Lisboa e Porto, mas também em Tóquio, Sidney, Rio de Janeiro e Nova Iorque, onde os mil exemplares enviados esgotaram um dia depois de terem chegado às bancas. Seguiu-se uma nova avalanche de pedidos: várias cidades espanholas, Seul, cerca de 50 lojas na Suécia e a parisiense Colette, onde o primeiro número, que tomou como título "Black Issue", também esgotou rapidamente.
(fonte: http://lifestyle.publico.pt/)
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