quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Joana Vasconcelos - Exposição em Versalhes


A exposição da artista plástica portuguesa está confirmada e será anunciada oficialmente quinta-feira, em conferência de imprensa, no palácio de Versalhes onde residiram Luís XIV, Luís XV e Luís XVI.

Além das suas obras, esculturas e instalações caracterizadas por serem colossais, a artista deverá expor ainda uma tapeçaria igualmente de grandes dimensões, desenhada por ela e executada pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre.

A mostra, integrada num programa chamado de "magnas exposições" no palácio de Versalhes, iniciada em 2008, deverá provocar polémica, tal como aconteceu com os eventos anteriores, dos artistas Jeff Koons, Xavier Veilhan, Bernard Vernet e Takashi Murakami.

Violação do espírito monárquico
Muitos franceses criticam estas exposições por "violarem" o espírito do local, construído para glorificar a monarquia francesa. Mas, devido ao impacto que têm, são sempre um acontecimento mundial.

O palácio e os jardins de Versalhes são dos locais mais visitados do mundo e o conjunto é considerado como um dos mais ilustres exemplos do Património Mundial da Humanidade.
A exposição de Joana Vasconcelos, de 40 anos, ocupará algumas das mais de duas mil assoalhadas do palácio, bem como o museu e os jardins de Versalhes.

Sem comentários:

Enviar um comentário