sábado, 28 de janeiro de 2012

Ponta Delgada - Mercado da Graça: “Lendas e Folclore”

O Mercado da Graça recebe amanhã, sábado, pelas 10h30, a iniciativa “Lendas e Folclore no Mercado”.

Mercado da Graça recebe Lendas e Folclore

Trata-se de uma produção e organização da Biblioteca Municipal Ernesto do Canto, no âmbito do Espaço Cultural da Graça, recentemente formalizado entre o Mercado, a Academia das Artes, o Conservatório Regional de Ponta delgada e a própria Biblioteca.
Assim, a partir das 10h30 de amanhã, terá lugar a actuação do grupo Folclórico Ilha Verde, sendo distribuídos, simultaneamente, panfletos alusivos às seis lendas das Sete Cidades.
Esta iniciativa tem como principal objectivo valorizar e divulgar o folclore e as lendas dos Açores junto da população local, bem como junto dos turistas, num ambiente onde os produtos da terra e do mar, bem como artesanais encontram lugar de venda.
Paralelamente, a Biblioteca Municipal sai fora do seu espaço físico para ir ao encontro das pessoas, neste caso concreto, distribuindo textos alusivos ao património lendário de uma das 7 Maravilhas de Portugal - a Lagoa das Sete Cidades.
As seis lendas das Sete Cidades são retiradas do Apontamento Histórico Etnográfico S. Miguel S. Maria, de Francisco Carreiro da Costa.
Refira-se que o Grupo Folclórico Ilha Verde foi fundado em 1957, como actividade extra-curricular da Escola Secundária Domingos Rebelo, sob a orientação da professora alemã Ortrud Shaale.
Em quase 55 anos de existência o grupo percorreu o país de Norte a Sul, a Madeira e a maioria das ilhas dos Açores, tendo também actuado em Espanha, França, Alemanha, Canadá e Estados Unidos da América.
É extenso o historial do Grupo Ilha Verde. São centenas de exibições em festivais, festas tradicionais e particulares, em hotéis, restaurantes e navios, bem como em muitos eventos de solidariedade social, cumpre destacar:
Em 1994, alcançou o primeiro lugar, entre os 40 grupos participantes, no Concurso Internacional de Folclore "Fête des Filets Bleus" em Concarneau, França.
Tem cerca de 35 elementos e apresenta unicamente instrumentos de corda, sendo mesmo considerado como o mais o grupo mais antigo de Portugal. (fonte: http://www.jornaldiario.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário