segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cultura Notícias - Prémio Universidade de Coimbra 2012 (UC)



O vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2012 (UC), um dos mais importantes prémios nas áreas da ciência e da cultura, no valor de 25 mil euros, vai ser anunciado pelo Reitor da UC, na próxima quarta-feira, dia 1 de fevereiro, em Conferência de Imprensa a realizar pelas 12 horas, na Sala do Senado da Reitoria.

O Prémio Universidade de Coimbra distingue, todos os anos, uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha destacado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência. É patrocinado pelo Banco Santander Totta e apoiado pelo Jornal de Notícias, e será entregue a 1 de Março, durante a Sessão Solene comemorativa do 722.º aniversário da Universidade de Coimbra.

O júri da edição deste ano, presidido pelo Reitor da UC, João Gabriel Silva, tem como Vice-Presidentes, António V. Monteiro, Administrador do Banco Santander-Totta, e Manuel Tavares, Director do Jornal de Notícias, e reúne nomes de reconhecido mérito da cultura e da ciência portuguesas: Álvaro Laborinho Lúcio (Magistrado, Conselho Superior da Magistratura), Teresa Patrício Gouveia (Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian), Manuela Delille (Professora da FLUC), José Manuel Pureza (Professor da FEUC), João Ramalho Santos (Professor da FCTUC) e Helena Saldanha (Professora da FMUC).

Nas edições anteriores o Prémio UC distinguiu o neurocientista Fernando Lopes da Silva (2004), o historiador António Manuel Hespanha e o ator e encenador Luís Miguel Cintra (ex aequo, 2005), a classicista de renome mundial Maria Helena da Rocha Pereira, (2006), o matemático luso-brasileiro Marcelo Viana (2007), investigador José Epifânio da Franca (2008), o artista plástico Julião Sarmento (2009), o ensaísta e escritor Almeida Faria e o cineasta Pedro Costa, (ex aequo, 2010) e, em 2011, a cientista Maria de Sousa. (fonte: ptjornal)

Sem comentários:

Enviar um comentário