quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cabo Verde: "Alves Redol - Memórias e Testemunhos",



O centenário do nascimento do escritor português Alves Redol (1911/1969) está a ser recordado ao longo desta semana em Cabo Verde, com exposições biográficas e bibliográficas e exibição de filmes e documentários.

Hoje, o documentário "Alves Redol - Memórias e Testemunhos", do realizador português Francisco Manso, que se encontra em Cabo Verde, é exibido no Mindelo, ilha de São Vicente, depois de ter passado terça-feira na Cidade da Praia, onde também esteve patente ao público uma exposição sobre o escritor e sobre o neo-realismo.

Os eventos são promovidos pelo Centro Cultural Português (CCP) da Cidade da Praia, em cujo auditório, além da exposição e do documentário, foi também já exibido o filme "Nazaré", rodado em 1952 sob a direção de Manuel Guimarães, e cujo argumento foi escrito pelo autor de "Constantino - Guardador de Vacas e de Sonhos".

Terça-feira à noite, após a exibição do documentário no CCP, Francisco Manso expressou à Agência Lusa a "grande admiração" por Alves Redol, considerando o escritor, nascido em Vila Franca de Xira, 30 quilómetros a norte de Lisboa, "figura maior" do movimento e da literatura neo-realista em Portugal.

O documentário, rodado em 2011, retrata a lezíria ribatejana, a Nazaré e o Douro, cenários onde o autor de "Gaibéus" e Barranco de Cegos" se inspirou para escrever a sua vasta obra.
Além de depoimentos de amigos, familiares e intelectuais, o documentário conta com o relato do filho do escritor, António Redol, que fala sobre momentos marcantes da vida do seu pai, que contribuem para a "humanização" de Alves Redol.

Francisco Manso, cujo documentário foi apoiado e patrocinado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e pelo Canal 2 da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), já realizou e produziu dezenas de documentários, séries para televisão e longas metragens, com vários prémios em festivais internacionais.
"Habitué" do arquipélago, Francisco Manso já realizou dois filmes e um documentário ligados a Cabo Verde.

Trata-se de "A Ilha dos Escravos" (2008), cujo argumento é de António Torrado, inspirado no romance "O Escravo", escrito em 1856 pelo português Evaristo de Almeida, desterrado em Cabo Verde, e "O Testamento do Senhor Napomuceno", baseado no livro do escritor cabo-verdiano Germano Almeida, bem como "Mindelo - 130 anos" (2009).

. "O Cônsul de Bordéus" (2010), "Assalto ao Santa Maria" (2009), "Camilo Pessanha - Um Poeta ao Longe" (2007), "Meu Pai, Humberto Delgado" (2005), "Moraes do Japão ou As Quatro Estações da Alma" (2004), "Memórias de um Rio - Avieiros, Os Nómadas do Tejo (2004), "Garrett" (1999/2000) e "Epopeia dos Bacalhaus" (1982) são alguns dos seus trabalhos mais conhecidos.

(fonte: http://www.rtp.pt/noticias/)

Sem comentários:

Enviar um comentário