quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Guimarães 2012 - Jovens



A organização da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura quer tentar “contrariar a tendência” de emigração dando condições aos jovens para criarem cultura no concelho. “Queremos atrair ideias e conhecimento. Que os jovens percebam que não têm de emigrar para produzir valor para a sua cidade. As cidades portuguesas têm todas as condições para serem o futuro dos seus jovens.”, afirma o director executivo da CEC, Carlos Martins, na véspera da inauguração de um programa com mais de 600 espectáculos.

Para que isso aconteça, a CEC aposta na criação de “espaços de produção” cultural. O grande legado deste evento será a sua capacidade de “gerar valor criativo”, permitindo que as pessoas se tornem “cúmplices” na criação de cultura em vez de se limitarem a consumi-la como “espectadoras”.

Lisboa 94 foi importante na “aprendizagem de como uma cidade acolhe um evento destes e se internacionaliza a partir daí”. A Porto 2001 apresentou uma “excelente programação artística, de qualidade internacional, criou infra-estruturas como a Casa da Música e requalificou o espaço público”. Guimarães 2012 considera a requalificação urbana “relevante”, mas centra-se na “retenção de conhecimento e na atracção da qualificação”. (fonte: http://www.ionline.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário