quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Guimarães 2012 - Criadores



Há várias unidades que permitirão alicerçar a criação em 2012 e depois do evento. À Plataforma de Produção Audiovisual, por exemplo, chegaram da CEC encomendas para a realização de 30 filmes. A expectativa é apoiá-la para que se transforme numa estrutura “com mais meios humanos e técnicos” destinados à produção cinematográfica.

Aquela Plataforma localiza-se num edifício transformado no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, que irá acolher algumas iniciativas da CEC e passará a funcionar como um espaço de apoio à criação. O CAAA é furto do trabalho de uma associação, com o mesmo nome, composta por artistas e autores ligados à região. Engloba laboratórios de criação digital e de fotografia, um espaço de ensaio para teatro e dança, uma galeria de arte, uma biblioteca.

Já a Plataforma das Artes contempla um centro de arte, ateliers de apoio à criatividade para jovens criadores e laboratórios para indústrias criativas. Será também implantado um Instituto de Design, um Centro Avançado de Formação Pós-Graduada e um Centro de Ciência Viva.

A antiga fábrica de lençóis ASA, em Covas, transformou-se por iniciativa privada num espaço de acolhimento de negócios. Este ano recebe também parte da programação da CEC, ao nível da arte e arquitectura, e no futuro poderá “vir a estar mais vocacionado para estas áreas”. “O tempo não é o do consumo e do entretenimento, é o da criação de valor. O fenómeno cultural é outro.”, justifica Carlos Martins. (fonte: http://www.ionline.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário