quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Guimarães 2012 - Manter nível europeu



Ao longo de 2012, os olhos estão postos na cidade-berço. Quando as luzes do evento se apagarem e com elas a atenção mediática, importará garantir que “isto não é o fim”. Guimarães deixará de ser a ‘capital’ europeia da cultura, mas “tem de se manter como uma cidade europeia de cultura, continuar a ter notoriedade e internacionalizar competências”.

“O pior possível é o que o Porto fez depois. Criou um discurso negativo sobre si próprio, castigou a própria CEC e isso é grave. No pós- Porto 2001, quase só se falava mal da política de convites e do atraso das obras, quando até há outras capitais que inauguraram equipamentos no último dia.”, critica.
O director executivo da CEC considera que os públicos “têm de ser a maior pressão” de uma organização como esta. Em Guimarães, as pessoas “eram muito críticas e receosas e hoje estão entusiasmadas, há um interesse muito grande pelo que se passa e isso é uma energia vital para o projecto”. E mais do que encher o programa de grandes nomes, interessa envolver a população no processo, fazer com que “as pessoas que não vão a nada passem a ir”. (fonte: http://www.ionline.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário