quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura com bilhetes a baixo custo



A Capital Europeia da Cultura tem uma "lógica" de "bilheteira inclusiva" com o preço máximo de 10 euros por bilhete atendendo ao "momento difícil" que o país atravessa e ao objetivo de "disseminação de hábitos de fruição" artística do evento.

Dentro deste entendimento, a Fundação Cidade de Guimarães criou também o Cartão Guimarães 2012 que garante um desconto de 50 por cento nos espetáculos da Capital Europeia da Cultura (CEC).

Em declarações à Agência Lusa, o programador de Espaço Público da CEC, José Bastos, adiantou que os bilhetes para os espetáculos do evento terão um custo entre os "zero e os 10" euros.
"A política de bilheteira definida para a CEC tem como principal objetivo a inclusão", assegurou, explicando que foi por isso estipulado um "conjunto de preços de zero, dois, cinco e 10 euros".

O preço do bilhete, adiantou José Bastos, "será estabelecido em função da natureza do espetáculo e dos destinatários prioritários de cada iniciativa".
Segundo este programador, a política de bilheteira de Guimarães 2012 "tem em conta o momento difícil que o país atravessa" e é orientada por um dos "desafios" que a CEC enfrenta.
"Um dos nossos objetivos é disseminar os hábitos de fruição e participação nas atividades artísticas", explicou, afirmando que o evento "só faz sentido se for participado".
Embora a finalidade da CEC não seja "gerar receita de bilheteira", José Bastos admitiu que "há uma previsão de receita na montagem que é o plano financeiro" e há também uma "expetativa" quanto a esta matéria.
Mas, salientou, "esta previsão não tem peso no orçamento global" de Guimarães 2012.
Questionado sobre a expetativa quanto à afluência de público, o programado do Espaço Público" admitiu que "esperar ter sempre a casa cheia é utópico".
"Umas vezes teremos casa cheia, outras não. Como em todo o lado", afirmou.
A estreia da Fundação Orquestra Estúdio, a 14 de dezembro, que tinha entrada gratuita, esgotou a lotação do grande auditório do Centro Cultural Vila Flor em "poucas horas" pelo que a Fundação Cidade de Guimarães agendou para dia 15 um novo espetáculo.
A sessão de dia 15 esgotou também "num par de horas". Ambas as sessões tinham entrada gratuita.

O bilhete para a cerimónia protocolar que marcará o arranque da CEC Guimarães 2012, dia 21, tem um preço de cinco euros e, no entanto, todos os bilhetes estão já vendidos desde domingo, segundo fonte da Lusa na Fundação.
Informação esta confirmada pelo diretor executivo da CEC, Carlos Martins, na conferência de imprensa de dia 17 sobre o dia de abertura de Guimarães 2012.
A semana de arranque da CEC termina a 28 de janeiro com o concerto dos Buraka Som Sistema cujo bilhete tem um custo de 10 euros, que não estão "ainda" esgotados.
(fonte: http://m.dn.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário